Scroll Top

Saúde e Bem Estar

Tomossíntese, Exame Imagens da Mama,Diagnóstico Precoce,Câncer de Mama

Saúde e Bem Estar no Brasilfront

Tomossíntese, Exame Imagens da Mama, Diagnóstico Precoce, Câncer de Mama

Tomossíntese é mais um avanço da tecnologia a favor das pessoas e da mulher brasileira… Um exame que permite obter imagens em 3D, favorecendo o diagnóstico precoce do câncer de mama.

A mamografia é um dos exames que a mulher deve fazer periodicamente a partir dos 35  e 40 anos  para rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama. E  continua sendo um aliado importante para saúde e bem estar da mulher.

A Tomossíntese é uma evolução da mamografia digital. Enquanto a mamografia permite a visualização bidimensional 2D, capturando a imagem de um ponto fixo, a Tomossíntese é um exame 3D. Ela realiza uma varredura da mama, captando imagens em vários ângulos sequenciais.

Um software processa essas imagens para a reconstrução tridimensional em várias cortes de 1 milímetro de espessura. O sistema oferece detalhes que permitem identificar tumores mais facilmente, principalmente em mamas densas, diferenciando-os, por exemplo, de uma simples sobreposição de estruturas  glandulares, comuns nas mamografias.

Os  dois exames são realizados de maneira similar e ao mesmo tempo. O tempo de compressão da mama no aparelho é um pouco maior na Tomossíntese, porém praticamente imperceptível pela paciente.

A radiação emitida é ligeiramente superior. Mas isso acaba sendo compensado pelo fato de a mamografia exigir, com frequência, imagens complementares para diminuir dúvidas de diagnósticos.

Embora o câncer de mama seja menos frequente antes dos 35 anos, algumas pacientes precisam começar a fazer exames preventivos mais cedo por causa dos fatores de risco específicos.

Como a sensibilidade da mamografia é menor principalmente em pacientes mais jovens, pois um tumor de mama pode estar escondido no meio da densidade da glândula, a Tomossíntese pode ser especialmente valiosa para essas pacientes, permitindo uma melhor visualização das estruturas.

Depois dos 40 anos, faixa etária a partir da qual cresce a incidência de câncer de mama, a mamografia deve ser realizada anualmente e pode ser mais eficaz se realizada com a tomossíntese.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Quando diagnosticado precocemente as chances de cura são superiores a 90% e o tratamento menos é muitas vezes agressivo.

A recomendação é … Realizar exames regularmente faz toda a diferença. A mamografia de modo geral ou adicionando-se a tomossíntese nos casos indicados é fundamental para a saúde da mulher.

A tecnologia está ai para prevenção e diagnósticos médicos… também para prevenir doenças e preservar  a saúde…

Fonte: Revista Veja Abril 2012  Einstein e Saúde

Saiba Mais sobre este assunto e outros acessando o site www.einstein.br

Qualquer dúvida acesse nosso Blog, Brasilfront

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Tomossíntese, Exame Imagens da Mama,Diagnóstico Precoce,Câncer de Mama!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: