Scroll Top

Saúde e Bem Estar

TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo O Que É, Exemplos de Obsessões

Saúde e Bem Estar  – Brasilfront

TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo O Que É, Exemplos de Obsessões

TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo é uma doença que atinge milhões de brasileiros. Esse distúrbio caracteriza-se pela presença de obsessões e compulsões e pode surgir entre crianças por volta dos 10 anos de idade e no final da adolescência ou, no sexo feminino, no começo da fase adulta.

De acordo com o especialista no assunto Flávio Alheira, pisquiatra do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e supervisor da residência médica em psiquiatria do Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o TOC é um transtorno de ansiedade que se caracteriza por pensamentos, ideias ou imagens obsessivas  que são invasivas, repetitivas e persistentes, e cujo conteúdo é inaceitável.

O especialista acima  afirma que: ” Em muitos casos, são realizados ‘rituais’ na tentativa de anulá-los, aos quais se dá o nome de compulsões”

E diz: Os ”rituais” são comportamentos repetitivos, que podem ser atitudes ou pensamentos que se sucedem com o objetivo de anular as obserssões, permitindo, desta forma, o alívio da aflição.  ”Elas apresentam um sucesso momentâneo, já que a angústia produzida pelos pensamentos retorna sempre”

Conheça os sintomas que causam o TOC

1- Um dos mais constantes são pensamentos e ideias de contaminação;

2- Outro é a crença ilógica de que se deixou a casa destrancada, o gás e a torneira abertos, entre outros;

3- Exemplos de compulsões, como contar, repetir frases ou números, alinhar, guardar ou armazenar objetos sem utilidades, repetir perguntas, etc;

4- Compulsões mentais:  repetir palavras especiais, relembrar cenas ou imagens, contar ou repetir números, fazer listas, marcar datas e tentar afastar pensamentos indesejáveis substituindo-os por pensamentos contrários;

A medicina tem evoluído muito na compreensão das causas do TOC. Segundo Alheira, ”O mais aceito é que haja uma combinação de causas, como genéticas, neuroquímica cerebral, lesões e infecções cerebrais, além de fatores psicológicos.”

Ainda segundo Allheira, estudos mostram que o transtorno pode ocorrer após lesões cerebrais, infecções do sistema nervoso central e uma maior incidência em membros da mesma família. ”Essas hipóteses são reforçadas pelo fato de alguns medicamentos, que agem em mecanismos serotoninérgicos, melhorarem os sintomas do TOC.”

Tratamento da doença TOC

O TOC não tem cura, mas há controle. É possível diminuir a frequência dos pensamentos, o que reduz o sofrimento e melhora o dia a dia do paciente. Alheira diz que: ”O melhor tratamento é por meio da combinação de medicamentos (antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina) com terapia. A terapia cognitivo-comportamental é a única eficaz”, conclui.

Fonte: Revista Plenitude Julho 2011

Conhece alguém que tem ou sofre de TOC???  Comente aqui no nosso Blog, Brasilfront

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo O Que É, Exemplos de Obsessões!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: