Mundo Histórias e Atualidades  -   Brasilfront

Saiba Como foi Descoberta Ouro Minas Gerais, Mineração, Mudanças Sociais

1x1.trans Saiba Como foi Descoberta Ouro Minas Gerais, Mineração,Mudanças Sociais
Mineração e Mudanças Sociais

No fim do século XVII, com a descoberta do ouro em Minas Gerais, deu-se uma nova dimensão á empresa colonial. Com a exploração do ouro, muitos foram atraídos pelo metal e a região formou enormes contingentes, sobretudo de trabalhadores livres. Aconteceu uma verdadeira migração em massa. A vontade de achar o metal poderoso, que era o ouro, trouxe esperança e vontade de trabalhar para encontrar. Na época tinha muito ouro para encontrar.

Surgiram núcleos urbanos estáveis no interior. Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso passaram a constar nos mapas.

O ouro e os diamantes ( descobertos no arraial do Tijuco, hoje a cidade de Diamantina, em 1714) da colônia deram novo alento a economia luso-brasileira, permitindo que Portugal resgatasse suas dívidas para com sua aliada tradicional, a Inglaterra.

Por isso se diz que o Brasil foi o principal motor da Revolução Industrial na Grã-Bretanha do século XVIII (e Lisboa foi reconstruída, depois do terremoto de 1755, com o ouro das minas brasileiras). Em 1709 foi criada a capitania de São Paulo; em 1720 a de Minas Gerais, em 1744 a de Goiás e em 1748 a de Mato Grosso. Desde a primeira bandeira de Fernão Dias Pais em busca de minas, em 1674, até o apogeu da mineração em meados do século XVIII foram definidos os contornos da região.

Portugal cobrava impostos da colônia para pagar sua custosa máquina de funcionários e os parasitas da Corte, impondo também medidas restritivas para conter o excesso de emigração do reino empobrecido para as Minas. No entanto, houve reações, protestos e as chamadas inconfidências, como a de Curvelo em 1777 e a de Vila Rica (hoje Ouro Preto) em 1789.

A Minas dos rebeldes foi a da revolta de Filipe dos Santos (1720) e a da inconfidência de Tiradentes. A Minas do barroco foi a  do notável escultor e arquiteto Aleijadinho. A Minas dos escritores foi a de Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto, Bárbara Heliodora e Cláudio Manuel da Costa.

Uma nova vida urbana, política e cultural própria nasceu nas cidades mineiras do século XVIII. Nasceu um novo modo de ser.

Fonte: Brasil  O Livro dos 500 anos

Comente aqui no nosso Blog, Brasilfront este assunto:  Como foi a Descoberta Ouro Minas Gerais, Mineração, Mudanças Sociais