Scroll Top

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Riscos Ambientais – Poluição, Perda da Biodiversidade, Causas e Efeitos

Atualmente o planeta está sob riscos ambientais graves, muitos deles já mostram alguns efeitos em nossas vidas e o futuro só poderá ser melhor para o meio ambiente se houver mudanças sérias de Sustentabilidade e Preservação na sociedade.

Os principais problemas ambientais no mundo podem ser classificados em três grupos: as Alterações Climáticas, formas distintas de Poluição e Extinção de espécies e desmatamento.

Dentre as alterações climáticas podemos citar: Degelo de calotas polares, devido ao aumento da temperatura dos oceanos, e cordilheiras, aquecimento global; além do aumento do nível do mar causado pelo derretimento de gelo.

Já as formas de Poluição são muitas, entre elas destacam-se a do Ar (aumento da concentração de Co2, dióxido de Carbono, pela queima dos combustíveis fósseis e queimadas, além de outros gases nocivos e tóxicos, como o CFC que destrói a camada de Ozônio e o SO2 que reage com a água da chuva formando ácido); a Hídrica com a contaminação de rios, lagos, represas e mesmo dos mares e mangues, comprometendo a pesca e acesso a água potável; do Solo por meio de resíduos (lixo) não-degradáveis ou que demoram para desintegrar-se, o vidro por exemplo leva cerca de 5 mil anos para se decompor; Sonora que ocorre principalmente e grandes centros urbanos e causa diversos efeitos negativos na saúde humana e animal; Visual que também é típica das cidades é causada pelo excesso de placas, outdoors, etc.

Exemplos de Causas e Efeitos – Ameaças à Vida

Destruição de habitats – é a principal causa da crescente  perda de biodiversidade no mundo.

Expansão da Fronteira Agrícola e de Pastagens – enormes extensões de florestas são dizimadas a cada ano, geralmente por meio de queimadas.

Poluição – causada pro diversas fontes pode gerar a Chuva ácida, o envenenamento dos rios e do ar de cidades, além da morte de várias espécies, como por exemplo as causadas por derramamentos de petróleo nos oceanos.

Urbanização e Crescimento – avançam sobre os habitats naturais e destroem biomas, no Brasil por exemplo cerca de 92,7% da Mata Atlântica foi destruída.

Desertificação – é o empobrecimento dos ecossistemas áridos ou subúmidos em virtude das atividades humanas e variações no clima. Gera também erosão e voçorocamento de encostas e assoreamento dos vales. Estudos apontam que cerca de 1/3 das áreas agricultáveis do mundo acabará desertificado.

Uma das 8 Metas do Milênio é lutar por “Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente”

Exploração da Madeira – o desmatamento de matas como a Amazônia e outras florestas densas é constante e crescente, muito é vendido para indústria de móveis, papel e outros, além de servirem ao avanço das pastagens e plantações.

Sobrepesca Marinha – a biodiversidade marinha está muito ameaçada devido a pescas de Arrastão, envenenamento por resídios tóxicos e outras formas de poluição. Atitudes alternativas como a Piscicultura, com a criação em cativeiro, o que diminui o impacto sob as populações.

O Lixo – grande problema da atualidade, pois em todo o mundo são poucos os locais em que há descarte adequado dos diferentes tipos de lixo (Hospitalar, Orgânico e o Reciclável). Os destinos podem ser Lixões (Vazadouros a céu aberto – o pior descarte e o mais comum),  Aterros sanitários (resíduos são cobertos com terra), Incineração (queima do lixo, tem um alto custo e a fumaça polui o ar), Compostagem (transformar restos de alimento, esterco e podas de árvores em adubo) e a tão prezada Reciclagem (inclui Plástico, Vidro, Papel e Metal).

Veja pelo Mapa a seguir as áreas sob Riscos Ambientais no território Brasileiro:

* Importância das Florestas e Biodiversidade – As florestas são ecossistemas ricos em variedade de fauna e flora, não representam o pulmão do mundo como costumam dizer, mas tem papel essencial na absorção do CO2 e atuam como filtros que limpam o ar dos gases causadores do efeito estufa. 

* Relevância de Energias Renováveis – com o aumento do consumo as fontes de recursos energéticos atuais não darão conta de suprir o mercado, além de que pela forte exploração muitas jazidas encontram-se esgotadas. O Avanço e tecnologia clama por novas maneiras sustentáveis para agir – como a anergia solar, geotérmica, Biocombustíveis entre outras – com o desenvolvimento delas muito se pode fazer para bloquear possíveis colapsos em nosso sistema  de vida atual.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Riscos Ambientais – Poluição, Perda da Biodiversidade, Causas e Efeitos!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: