Scroll Top

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Rio Subterrâneo sob a Bacia Amazônica, Geofísica acha Rio extenso e Volumoso

Bacia Amazônica – Uma das maiores reservas de água doce do mundo

A Hidrografia brasileira pode ser considerada abundante e avantajada em relação aos demais países do globo, são várias Bacias e importantes Aquíferos, mas uma recente descoberta revelou mais uma grande riqueza ao Brasil.

Em Agosto de 2011 foi divulgado o resultado de uma pesquisa surpreendente de uma Geofísica,  Elizabeth Tavares Pimentel, da Universidade Federal do Amazonas, que achou um Rio Subterrâneo, extenso e Volumoso, embaixo da Bacia Amazônica.

A pesquisadora é uma aluna de doutorado do Observatório Nacional, orientada por seu coordenador Valiya Hamza, encontrou indícios do Rio ao analisar dados térmicos de 241 poços perfurados pela Petrobrás de 1970 a 1980, período em que se procurava petróleo na região.

Características do Rio, batizado de Rio Hamza:

Segundo a cientista o rio possui uma Extensão de 6.000 quilômetros e largura de 400 quilômetros (quatro vezes maior que a do Rio Amazonas).

As águas correm entre sedimentos em profundidades de até 4 mil metros, sendo que o rio subterrâneo começa na Vertical (atingindo 2 mil metros de profundidade) e depois segue quase horizontal e mais profundo. O Hamza tem curso do oeste para o Leste, assim como o Amazonas.

A velocidade das águas é baixa, entre 10 a 100 metros por ano, quando comparada aos 0,1 a 2 metros por segundo do rio Amazonas.

Já a vazão (volume de água) do Hamza é expressivo, aproximadamente 3.095 m³/segundo, sendo maior que a vazão do Rio São Francisco, que atravessa Minas e grande parte do Nordeste. 

 De acordo com o Coordenador do trabalho, a água do Rio Subterrâneo tem origem nos Andes e chega ao Brasil pelo Acre, ganhando volume no trajeto de oeste para leste, a água passa por entre as rochas sedimentares que funcionam como esponja, por não haver uma calha (espaço totalmente livre para a passagem do líquido) a velocidade de seu curso é tão lenta.

O Rio desemboca no Mar próximo a Foz do Amazonas – o que pode ser uma explicação para os Bolsões de Baixa salinidade do mar na região.

Veja uma Foto que representa o trajeto do Rio de 6 mil km, que é largo por preencher praticamente toda a área da Bacia Sedimentar amazônica, segundo especialista:

Fonte: Folha de S. Paulo, 26.08.2011

Assuntos do Artigo:
  • tipos de rochas da bacia amazônica

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Rio Subterrâneo sob a Bacia Amazônica, Geofísica acha Rio extenso e Volumoso!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: