Meio Ambiente e Sustentabilidade

Rio + 20 Duas Décadas Transformações Principais Marcos Desde a Eco-92

 

Meio Ambiente e Sustentabilidade no Brasilfront Rio + 20 Duas Décadas de Transformações, Principais Marcos Desde a Eco-92 Durante a Eco-92, o Brasil e os brasileiros eram neófitos quando o tema era a preservação do planeta. Sob telhas de amianto do Riocentro, tecnologia era algo ainda distante em 1992.  Ainda assim, a Eco-92 não foi um fracasso total, mas ficou longe de ser um sucesso. Será que agora em 2012, a Rio + 20 vai ser diferente?! Participe do nosso Blog, Brasilfront   e Dê sua opinião….

***Duas décadas de transformações… Principais marcos desde a Eco – 92 nos aspectos ambientais; Socio-políticas e Econômicas ***Cronologia do tempo

1992 – A Eco-92 resulta na Declaração do Rio (carta de princípios), na Agenda 21 (planos dos países para os anos seguintes) e em convenções sobre mudanças climáticas e biodiversidade.    Após sofrer processo de Impeachment, Fernando Collor de Mello renuncia á Presidência. O vice Itamar Franco assume.

1993 – Entra em vigor a União Europeia.

1994 – Plano Real marca o início da estabilização econômica. Fernando Henrique Cardoso é eleito presidente.

1997 – Aprovado o Protocolo de Kioto, acordo internacional com metas para redução dos gases de efeito estufa.   China se abre para o capital estrangeiro.

2000 – George W. Bush é eleito presidente dos EUA.

2001 – Atentado terrorista no World Trade Center, em Nova York, deflagra a ”guerra contra o terror”

2002 – Acontece em Johannesburgo, África do Sul, a Rio + 10, conferência da ONU para fazer avançar compromissos da Eco – 92.  Luiz Inácio Lula da Silva é eleito presidente do Brasil. A União Europeia adota a moeda única: Euro.

2005 – Protocolo de Kyoto entra em vigor sem os EUA, o  maior poluidor do mundo aaté então. Furacão Katrina devasta Estados americanos e chama a atenção do mundo para eventos climáticos extremos.

2007 – O IPCC, painel da ONU formado por cientistas, aponta evidências de que aquecimento é causado por ações humanas.

2008 – O democrata Barack Obama é eleito presidente dos EUA.  Crise financeira internacional é deflagrada pela quebra de bancos americanos e queda das Bolsas.

2009 – No Brasil, 20 milhões de pessoas deixam a linha da pobreza e passam a integrar a ”nova classe C”

2010 – Dilma Roussef é a 1ª mulher a assumir a Presidência do Brasil

2011 – População do mundo chega a 7 bilhões de habitantes.   A Primavera Árabe, série de protestos populares contra ditaduras, toma o Oriente Médio e o norte da África.  Brasil torna-se a 6ª economia do mundo.

Fonte:  Jornal Folha De S. Paulo

O que esperar em 2012… Deixe seu comentário, Brasilfront  sobre Rio + 20 Duas Décadas Transformações Principais Marcos Desde a Eco-92

****Quer saber mais fique atento ao nosso Blog, Brasilfront  Informações sobre a Rio + 20   

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.