Mundo Histórias e Atualidades

Revolução de 1930 – História Brasileira, Explicação e Resumo

Mundo – Histórias e Atualidades – Brasilfront

Revolução de 1930 – História Brasileira, Explicação e Resumo

Hoje o Blog Brasilfront irá falar sobre a Revolução Brasileira de 1930, confira aqui uma explicação e um resumo completo dos fatos e acontecimentos da época. Confira um pouco mais da História Brasileira e não se esqueça de comentar!!revolucao-1930

Revolução Brasileira de 1930 – Explicação e Resumo:

 Os acontecimentos que marcaram o início da década de 1920 no Brasil mostravam que a classe média, o operariado e parte da elite estavam descontentes com os políticos e as oligarquias. Mas, terminado o tumultuado governo de Artur Bernardes, seguiu-se a presidência relativamente tranquila de Washington Luís (1926 – 1930). A situação só mudou no final de seu mandato, quando de forma surpreendente, Washington Luís indicou como sucessor o paulista Júlio Prestes, rompendo a política do café com leite.

Sentindo-se traído, Antônio Carlos de Andrade, governador de Minas Gerais, retirou seu apoio ao governo e aliou-se a grupos de oposição. Formou-se a Aliança Liberal, que em junho de 1929 lançou os candidatos Getúlio Vargas (à presidência) e João Pessoa (à vice-presidência).

Em plena campanha eleitoral, o Brasil foi atingido pela crise mundial de 1929, cujo eleito foi a brusca queda dos preços e do consumo do café no exterior. Agravando ainda mais a situação, desde 1925 havia uma superprodução de café. Os cafeicultores esperavam que Washington Luís os socorresse, mas não foram atendidos. Contudo o governo do estado de São Paulo obteve um empréstimo junto aos bancos estrangeiros, o que permitiu amenizar a crise do setor cafeeiro por algum tempo.

Citizens Welcome Revolutionary Troops

Como era previsível, Júlio Prestes venceu as eleições. Os políticos mais radicais da Aliança Liberal passaram a conspirar contra o governo. O assassinato de João Pessoa em julho de 1930 deu mais ânimo aos conspiradores. A revolta eclodiu em 3 de outubro, no Rio Grande do Sul e em MG, estendendo-se para Pernambuco, Paraíba e outros estados. Diante da ameaça de uma guerra civil, o estado-maior do Exército decidiu intervir, depondo Washington (24 de outubro). Dias depois, o governo foi entregue a Getúlio Vargas, o candidato derrotado nas eleições. Terminava a República Velha.

Em 3 de novembro de 1930, Vargas assumiu como presidente provisório, concentrando plenos poderes. Dissolveu o Congresso, suspendeu a Constituição limitou a autonomia estadual e destituiu os governadores, nomeando interventores para os estados. Essas primeiras medidas anunciavam que um novo tipo de Estado se formava: um Estado centralizador e intervencionista. Iniciava-se uma fase da República na qual ps grupos que apoiaram a revolução exigiam maior participação política. 

Fonte da Matéria: História em Documento.

1930-revolucao

Gostou?? Então não se esqueça de comentar!!

Assuntos do Artigo:
  • revolução de 1930

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.