Respiração Celular Aeróbica e Anaeróbica – Ciclos de Produção de ATP Educação e Vestibular – Resumo de Biologia

Todas as células vivas precisam de energia para poder realizar suas atividades metabólicas, essa energia pode ser obtida por alguns processos, entre os quais estão a Respiração Aeróbica e a Fermentação ou Anaeróbica. Confira hoje um resumo com os Ciclos de Produção de ATP.

Respiração Celular Aeróbica

Esse tipo de respiração ocorre em presença de oxigênio e apresenta três fases no ciclo: A Glicólise, o Ciclo de Krebs e a Cadeia Respiratória. O Total de energia fornecido é de 38 ATP, apresentando assim uma vantagem energética em relação à fermentação.Veja as Principais informações e processos de cada fase:

* Glicólise ou Via de Embdenmeyerhof – apresenta um total de 11 reações químicas celulares que acontecem no citoplasma, sendo catalisada por várias enzimas específicas produzidas nos ribossomos. Essa fase é anaeróbica, ou seja não utiliza oxigênio livre, produz 4 ATPs e consome 2 ATPs (Lucro de 2 ATPs).

Cada molécula de Glicose (C6) é transformada em Ácido Pirúvico(C3), há saída de hidrogênio. Esse processo acontece em células vegetais, animais e em bactérias.

respiracoa aerobica Respiração Celular Aeróbica e Anaeróbica   Ciclos de Produção de ATP
Esquema da Glicólise, Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória

* Ciclo de Krebs ou Ciclo do Ácido Cítrico –  ocorre na matriz mitocondrial, onde há a união da Acetilcoenzima A (C2) com o ácido oxalacético (C4) formando ácido cítrico (C6) que após várias reações origina novamente o ácido oxalacético. Há saída de C02 e desidrogenações , em que os aceptores de hidrogênio NAD, NADP e o FAD conduzem o Hidrogênio do ciclo para a cadeia respiratória. Trata-se de um processo Aeróbico.

* Cadeia Respiratória ou Transportadora de Elétrons – conjunto de reações químicas que acontecem nas cristas mitocondriais (que servem para aumentar a superfície respiratória – aumentando a síntese de ATP). 

O caminho na cadeia é: NAD – FAD – citocromo b - citocromo c - citocromo a - citocromo a3 – O2.

O Oxigênio é o aceptor final de hidrogênio, cada NADH+ que participa da cadeia permite a síntese de 3 ATPs, cada FADH+ 2 ATPs. NA oxidação total de uma molécula de glicose, há 12 cadeias respiratórias.

Respiração Anaeróbica – Fermentação

Ocorre na ausência de O2, podendo se Fermentação Lática (ocorre no leite e no músculo do homem) ou Alcoólica (ocorre na produção de bebidas alcoólicas, na fermentação da farinha para pães e na obtenção de álcool combustível de carros). O Processo fornece 2 ATPs.

Algumas bactérias possuem diferentes enzimas que transfortam o ácido pirúvico em CO2 e ácido Acético (vinagre).

fermentacao Respiração Celular Aeróbica e Anaeróbica   Ciclos de Produção de ATP
Esquema da Fermentação Lática e Alcoólica

Equações das Reações Bioquímicas da Respiração – Aerobiose e Anaerobiose

equacoes da aerobiose e anaerobiose Respiração Celular Aeróbica e Anaeróbica   Ciclos de Produção de ATP

 

 

 

 ** Deixe suas Dúvidas ou Comentários sobre o Tema no nosso Blog…