Músicas

Rabeca – Instrumento Musical de Cordas, Rabequista

Música e Arte no Brasilfront

Rabeca – Instrumento Musical de Cordas, Rabequista

Rabeca instrumento de cordas vibradas por fricção

Você já viu uma Rabeca?! É um  Instrumento Musical de Cordas vibradas por fricção e quem toca Rabeca é  Rabequista… A Rabeca é um cordofônio ( instrumento de cordas vibradas por fricção). É uma espécie de violino rústico de quatro cordas: lá, ré, sol, sendo uma dupla afinada uma oitava acima.

Ela se completa com um arco feito de crina de animal. O corpo da Rabeca é construído de cedro, sendo a caixa sonora escavada e o tampo pregado com pregos de madeira dura, preta (brejaúva) e cola vegetal.

Você sabia que quem toca Rabeca é o rabequista. Ele toca o seu instrumento apoiando-o no peito, sendo a maneira de empunhá-lo um traço que tem vindo desde o séculos passados, desde a época medieval.

O som da Rabeca é meio fanhoso e tristonho, nas folias do Divino Espírito Santo é uma nota característica de beleza e ternura, acompanhando o cantochão acaipirado, cantado pelos foliões pedintes.

Nas  Festas Tradicionais do Divino Espírito Santo, Moçambique, Congadas, Fandangos, Dança de São Gonçalo, Folia de Reis  não pode faltar a rabeca que é a irmã gêmea da viola.

O que é bonito do nosso Brasil são os usos e costumes de cada região. Festas tradicionais com danças, instrumentos construídos pelos próprios músicos, bem artesanais, comidas típicas e características de cada região…

Você conhece este instrumento: Rabeca?!        ***Participe do nosso Blog, Brasilfront e Comente

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.