Scroll Top

Meio Ambiente e Sustentabilidade

ProÁlcool Brasil – Historia, Vantagens e Desvantagens Biocombustivel

Atualmente a demanda por energia esta crescendo a níveis altíssimos, para atender `as necessidades do mundo novas fontes energéticas estão sendo estudadas dentre as quais as Renováveis possuem grande destaque. Os Biocombustíveis são uma crescente tendencia renovável hoje em dia, o Brasil é líder na produção de Etanol e seus tecnologias.

Saiba mais sobre o projeto do ProÁlcool brasileiro, quais suas diretrizes e objetivos, veja quais são as vantagens e desvantagens da nossa produção de etanol,bem como seu histórico.

Resumo da Historia da Produção de Etanol Brasileiro

A tecnologia de fabricação de álcool como combustível já era conhecida a certo tempo, porem não era empregada pela ampla utilização do petróleo e seus derivados como energia. Ate hoje os combustíveis fosseis, como o petróleo e o carvão  somam grandes índices nas fontes energéticas, mas isso vem mudando.

Em 1973 ocorreu o primeiro grande Choque do Petróleo no mercado mundial, tal episodio suscitou o interesse mundial por fontes alternativas de energia e levou vários países a buscarem soluções mais adequadas – como energia nuclear no Japão, biocombustíveis como o Etanol de Cana no Brasil e o de Milho nos Estados Unidos.

 Nessa época o Brasil vivia a Ditadura Militar, os governantes buscavam impulsionar o pais economicamente e o setor energético era estratégico  Com isso surgiram diversos programas nacionais, em 14 de novembro de 1975 foi criado o Programa Nacional do Álcool ou Proálcool, pelo decreto n° 76.593, com o objetivo de estimular a produção do álcool, visando o atendimento das necessidades do mercado interno e externo e da política de combustíveis automotivos.

Desde então o Bioetanol passou por varias fases em sua produção: de 1975 a 1979 – Fase Inicial; 1980 a 1986 – Fase de Afirmação; 1986 a 1995 – Fase de Estagnação (queda do preço do barril de Petróleo); 1995 a 2000 – Fase de Redefinição (novos estímulos ao consumo de álcool combustível, definições de maiores taxas de álcool a serem misturadas na gasolina por exemplo).

Na Fase Atual ha uma expansão dos canaviais com o objetivo de oferecer, em grande escala, o combustível alternativo. O plantio de Cana avança além das áreas tradicionais, do interior paulista e do Nordeste, e espalha-se pelos cerrados. A nova escalada não é um movimento comandado pelo governo, como a ocorrida no final da década de 70, quando o Brasil encontrou no álcool a solução para enfrentar o aumento abrupto dos preços do petróleo que importava. A corrida para ampliar unidades e construir novas usinas é movida principalmente por decisões da iniciativa privada, convicta de que o álcool terá, a partir de agora, um papel cada vez mais importante como combustível, no Brasil e no mundo.

Um exemplo de aplicação atual é a tecnologia dos motores flex fuel que são movidos a álcool, gasolina ou ambos misturados.

Como é o Processo de Produção de Etanol

 Os biocombustíveis são fontes de energia renováveis, o que significa dizer que permitem a ciclagem da matéria na natureza. São obtidos a partir da cana-de-açúcar, do milho, de oleaginosas, resíduos agropecuários, dentre outras fontes.

As etapas na produção do açúcar e do álcool diferem apenas a partir da obtenção do suco, que poderá ser fermentado para a produção de álcool ou tratado para o açúcar.

O mercado do Bioetanol é, entretanto, volátil e apresenta grandes oscilações de preços. Caso a produção de açúcar se torne menos atrativa devido às reduções de preços internacionais o que freqüentemente ocorre poderá ser mais vantajoso a mudança na produção para álcool.

Vantagens e Desvantagens desse Biocombustível

  • Os principais efeitos do uso do álcool (puro ou misturado com gasolina) nos centros urbanos foram a eliminação do chumbo na gasolina e a redução das emissões do monóxido de carbono.
  • Possibilita o fechamento do ciclo do carbono (CO2), contribuindo para a estabilização da concentração desse gás na atmosfera (isso contribui para frear o aquecimento global);
  • No Brasil, há grande área para cultivo de plantas que podem ser usadas para a produção de biocombustíveis;
  • Geração de emprego e renda no campo (isso evita o inchaço das cidades);
  • Menor investimento financeiro em pesquisas (as pesquisas de prospecção de petróleo são muito dispendiosas);
  • Manuseio e armazenamento mais seguros que os combustíveis fósseis.

Evolução e Perspectiva de crescimento do Consumo de Álcool como

Combustível

Dentre os Pontos Negativos estão:

  • Consome grande quantidade de energia para a produção;
  • Aumento do consumo de água (para irrigação das culturas);
  • Redução da biodiversidade advinda do desmatamento de grandes áreas;
  • As culturas para produção de biocombustíveis consomem muitos fertilizantes nitrogenados, com liberação de óxidos de nitrogênio, que também são gases estufa;
  • Possibilidade de redução da produção de alimentos em detrimento do aumento da produção de biocombustíveis, o que pode contribuir para aumento da fome no mundo e o encarecimento dos alimentos;
  • Contaminação de lençóis freáticos por nitritos e nitratos, provenientes de fertilizantes.

 

** O que achou das Informações? Deixe seus comentários ou dúvidas sobre o tema aqui no Brasil Front….

Assuntos do Artigo:
  • quais sao as vantagens e possíveis desvantagens da expansão do consumo mundial de biocombustiveis
  • proálcool vantagens e desvantagens
  • o que foi o proálcool quais suas vantagens e desvantagens

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à ProÁlcool Brasil – Historia, Vantagens e Desvantagens Biocombustivel!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: