Scroll Top

Mundo Histórias e Atualidades

Populações Pré-Colombianas nas Américas, Pré-História ao Descobrimento

Mundo Histórias e Atualidades  –  Brasilfront

Populações Pré-Colombianas nas Américas, Pré-História ao Descobrimento do Brasil

O povoamento, da pré-história ao descobrimento do Brasil, segundo estudos arqueológicos existentes ainda não permitem uma ideia exata sobre a história da ocupação das populações pré-colombianas nas Américas.

Nas mais variadas hipóteses formuladas pelos pesquisadores buscando respostas para essa questão, há aquela que considera o homem americano descendente de grupos mongólicos que atravessaram o estreito de Bering, no extremo norte-oriental da América, durante o período glacial, seguindo manadas de animais  que migravam em busca de alimentos, e  ocupando todo o continente em levas sucessivas, entre 15 mil e 25 mil anos antes da chegada dos europeus.

Outra hipótese considera o povoamento como tendo sido efetuado por grupos distintos: mongólicos vindos por Bering e polinésios e australianos pelo sul.

Os sítios arqueológicos de Paranapanema (SP) e Lagoa Santa (MG) tem vestígios de presença humana com datação de 12 mil anos, enquanto no sítio  de São Raimundo Nonato (PI) há indícios  datados de 48 mil anos, mas ainda não conclusivos.

Os historiadores calculam a população indígena do Brasil, no momento da chegada dos europeus, entre um e três milhões. Hoje essa população é estimada em 280 mil.

Havia três grandes concentração: litoral, bacia do  Paraguai e sobretudo a bacia Amazônica.

O processo de extinção dos indígenas iniciado pelo litoral, quando do estabelecimento dos primeiros núcleos europeus, com matanças, escravização ou transmissão de doenças, prossegue, infelizmente, até os nossos dias.

O Brasil e sua gente.

”Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não na alma e no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro…”   – Gilberto Freyre,  Casa-grande e senzala

Brasileiros, todos brasileiros…  Amazonenses, capixabas, mato grossenses, paulistas, mineiros, cearenses, gaúchos, potiguares, caiçaras, cariocas, catarinenses, pernambucanos, alagoanos, paraenses, tocantinenses, sergipanos, baianos, rondonienses, goianos, acreanos, paraibanos,  amapaenses, maranhenses, piauienses, roraimenses, todos brasileiros…

Fonte: Brasil   O livro dos 500 anos

Comente aqui, Brasilfront      Sua opinião sobre este Tema: Populações Pré-Colombianas nas Américas, Pré-História ao Descobrimento

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Populações Pré-Colombianas nas Américas, Pré-História ao Descobrimento!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: