Scroll Top

Educação e Reflexão

Planejamento e Plano de Aula, Dicas Para Qualificar o Planejamento

Para o professor planejar a aula é uma tarefa diária e comum na vida deles, que requer muita organização e também refexão constante. Pois a finalidade de um excelente planejamento proposto pela comunidade escolar é que encontrem lugar para desabrochar e virar conhecimento aprendido.

 Planejamento e Plano de Aula, Dicas Para Qualificar o PlanejamentoO Planejamento é o principal instrumento do professor em sala de aula. O professor Celso Vasconcellos (2000) divide as fases do planejamento escolar em três níveis: o planejamento da escola, o planejamento curricular e o projeto ou plano de ensino aprendizagem.

Vamos citar cada um deles. Planejamento da escola: trata-se do que chamamos de projeto político pedagógico ou projeto educativo, sendo esse plano integral da instituição. Ele é referência, diagnóstico e programação. Que envolve tanto a dimensão pedagógica quanto a comunitária e administrativa da escola.

Planejamento curricular: a proposta geral das experiências de aprendizagem que serão oferecidas pelas escolas incorporadas nos diversos componentes curriculares, sendo que a proposta curricular pode ter como referência os seguintes elementos: fundamentos da disciplina, área de estudo, desafios pedagógicos, encaminhamentos, proposta de conteúdo, processos de avaliação.

Projeto de ensino e aprendizagem ou Plano de Aula: é o planejamento mais próximo do professor e da sala de aula. Refere-se ao aspecto didático que, pode ser subdividido em projeto de curso e plano de aula. O plano de aula é o instrumento atualizado pelo professor diariamente. O plano tem sua origem sempre no planejamento da escola.

Dicas Para Qualificar o Planejamento –  Conhecer o educando e ter contato com a realidade do aluno é fundamental para o trabalho do professor. Conhecer, respeitar e compreender as características pessoais, história de vida, ambiente familiar e social é um grande passo para o sucesso de qualificação do planejamento.

Formação continuada, outro desafio que se coloca ao professor que se dispõem a aprender sobre outras áreas além daquela que atua. Acompanhar e integrar-se a outros que discutem a educação em um aspecto mais amplo, como o Movimento Todos pela Educação e as etapas das Conferências Nacionais de Educação.

Projeto colaborativo, trabalhar coletivamente, com metodologia de projetos e de forma colaborativa entre disciplinas que dialoguem interdisciplinarmente para favorecer a aprendizagem.

Um currículo que desafie, que parta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e de outros conteúdos integrantes da rede de ensino a que pertence. Ousando também outros Temas, que desafiem ao posicionamento crítico sobre o mundo em que vive, num exercício pleno de construção da cidadania.

Dê sua opinião sobre como fazer um Planejamento desafiador para conquistar o aluno e despertar o desejo de aprender cada vez mais…

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Planejamento e Plano de Aula, Dicas Para Qualificar o Planejamento!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: