Scroll Top

Educação e Reflexão

Pintura Coletiva Arte na Escola Atividade de Interação Pais e Filhos

:Educação e Reflexão, Arte na Escola – Brasilfront

Pintura Coletiva –  Arte na Escola –  Atividade de Interação Pais e Filhos

A presença dos pais na vida dos filhos é importantíssima para a parte afetiva, cultural e psíquica. Quando os pais participam com os filhos de várias atividades propostas as crianças aprendem mais e são mais felizes.

Hoje vamos dar dicas de atividades de interação que pode ser feita na escola ou até em casa, basta ter vontade e determinação e o lazer e a diversão estão garantidos, além claro da aprendizagem.

Promova na sua escola  ou em casa atividades de interação com os pais e fortaleça laços de afetividade

Fonte: Projetos Escolares Educação Infantil  –  Projeto Arte Para Todos

Pintura Coletiva – A pintura é uma das formas de expressão e pode reunir pais e filhos no espaço escolar

Eixos Temáticos trabalhado: Natureza e Sociedade, Artes Visuais, Identidade e Autonomia, Movimento

Responsável pelo trabalho: Izildinha Houch Micheski

Objetivos: possibilitar a expressão por meio da pintura; promover a interação entre pais e filhos; estimular a criatividade e a imaginação

Idade sugerida para a atividade: a partir dos 3 anos

Materiais utilizado: fita adesiva; papel kraft; pincéis; potes de plásticos; retalhos de tecido; tinta guache de cores variadas.

Saiba como fazer a pintura coletiva na escola ou até na sua casa –  A primeira dica é antes de apresentar artistas importantes e fazer releituras de obras de arte, valorize a arte dos pequenos, oferecendo-lhes a oportunidade de manifestar suas habilidades.

Utilize os papéis Kraft  a fita adesivae  fixe as folhas  na mesa. Distribua para cada criança um pincel  de cerdas achatadas e disponibilize tintas coloridas, potes com água e retalhos de tecidos. Utilize aventais de sacolas plásticas, aproveitando-as para proteger os uniformes.

Uma criança inicia a atividade e produz um desenho que ela desejar. Em seguida, outra dá continuidade ao trabalho, acrescentando detalhes e introduzindo novos elementos á pintura.

A dinâmica prossegue dessa maneira até que toda a sala tenha se expressado através da linguagem artística. Após a secagem, organize as produções e fixe-as em sequência num mural da escola onde todos possam ver e apreciar as obras de arte dos alunos.

Permita que as famílias também vivenciem essa experiência e convide-as para um dia de arte na escola, assim como  as crianças, os pais tenham oportunidades de expressar sua arte e o material produzido pelos pais deve compor a exposição . Um trabalho que envolve pais e filhos, bem simples e de uma importância valiosa

 Essas experiências favorecem a compreensão de como se dá a aprendizagem compartilhada, uma vez que as orientações recebidas por pais e filhos serão as mesmas e irão direcioná-los em busca de um mesmo  objetivo.

São momentos de interação, integração, solidariedade,  e de respeito. Ainda estimulam o fortalecimento dos valores e da afetividade para o desenvolvimento, a socialização e a construção do conhecimento na relação do outro, o que beneficia as trocas de experiências.

Experimente, educadores e desenvolva esta atividade na sua escola entre pais e filhos. Sucesso e comente o resultado aqui no nosso Blog, Brasilfront

Assuntos do Artigo:
  • objetivo da artes pais e filhos na escola
  • pintura coletiva na educação infantil

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Pintura Coletiva Arte na Escola Atividade de Interação Pais e Filhos!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: