Mundo Histórias e Atualidades

Paraíba,Estado Brasileiro,Região Nordeste,Conheça a Cultura e História

Mundo Histórias e Atualidades no Brasilfront

Paraíba, Estado Brasileiro, Região Nordeste, Conheça a Cultura e História

A Paraíba é um dos menores Estados Brasileiros, se encontra no leste da região Nordeste e é cortada pelo Planalto de Borborema, responsável pelo clima seco do sertão nordestino. Através do mapa acima você consegue localizar onde está a capital da Paraíba, JoãoPessoa e as cidades desse Estado Brasileiro, Paraíba.

A Paraíba está acima da faixa do Equador e algumas cidades recebem alta radiação, com mais de 3.000 horas de insolação anual, um clima quente e temperaturas médias de 26°C.

Você vai conhecer um pouco da história e da cultura desse Estado Brasileiro: Paraíba

A Paraíba possui uma herança cultural caracterizada pela miscigenação de índios (especialmente das tribos Tabajara e Potiguara), brancos europeus e negros africanos.

Um dos personagens folclóricos mais conhecidos da região é o Cotaluna, um fantasma do Rio Gramame que, durante o inverno, aparece como sereia para infeitiçar banhistas e pescadores.

Na Paraíba, os turistas podem aproveitar o calor nas belas praias, dunas, falésias, estuários, restingas e manguezais. A Praia de Tambaba é famosa por abrigar uma comunidade de nudistas que preferem curtir a natureza mais á vontade… Veja foto dessa praia maravilhosa onde as pessoas podem curtir muito sol e todas as belezas naturais que o lugar oferece….

Dicas para os turistas que adoram apreciar  o pôr do sol, a praia fluvial do Jacaré, em João Pessoa, é um dos lugares mais badalados e oferece diversas opções de bares e restaurantes á beira do Rio Paraíba.

No município de Ingá, próximo a Campina Grande, encontra-se um sítio arqueológico muito visitado, chamado Pedra do Ingá. A principal atração é uma rocha com inscrições rupestres que ainda não foram decifradas, mas que são um importante documento da história da civilização.

Na Paraíba,  tem lugares encantadores e interessantes que contam um pouco da história antiga do local. Além da Pedra do Ingá, outros registros da evolução da Terra podem ser encontrados no Vale dos Dinossauros, um sítio paleontológico reconhecido internacionalmente.

Olha que interessante!!! Este sítio ocupa uma área de 700 Km² e tem a maior concentração de pegadas fossilizadas de dinossauros no Brasil. Ali, os visitantes tem a oportunidade de observar trilhas pré-históricas de inúmeras espécies, como Iguanodontes, Alossauros e Estregossauros que habitaram a  Paraíba há mais de 65 milhões de anos.

Confira foto do Local….  Vale dos Dinossauros, localizado no município de Souza…

Pegadas fossilizadas no Vale dos Dinossauros, em Souza Paraíba

Fontes:  os sites da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (www.sudema.pb.gov.br), do Serviço Geológico do Brasil (www.cprm.gov.br), do Governo da Paraíba, da Polícia Militar (www.pm.pb.gov.br) e do Vale dos Dinossauros (www.valedosdinossauros.com.br)

Gostou de conhecer um pouco sobre a Paraíba,Estado Brasileiro,Região Nordeste,Conheça a Cultura e História

Comente aqui no nosso Blog, Brasilfront

Você já visitou este Estado Brasileiro?!   Tem curiosidades sobre este local tão fascinante e cultural… Participe e Deixe seu comentário

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.