Notícias

Papa Francisco Chega No Brasil 22/07/2013 Jornada Mundial Da Juventude

Notícias do Brasil – Papa Francisco Chega No Brasil 22/07/2013 Jornada Mundial Da Juventude

Papa Francisco Chega No Brasil 22/07/2013 Jornada Mundial Da JuventudeFoto/Alberto Pizzoni/AFP      O Papa Francisco carrega sua bagagem de mão ao embarcar para o Brasil, nesta segunda-feira (22), no aeroporto de Roma

Papa Francisco no Brasil JMJ 2013Foto/Divulgação  O momento em que o Papa Francisco chega ao Rio de Janeiro, Brasil JMJ 2013

Papa chega ao Brasil nesta tarde para 1ª viagem internacional do pontificado. Francisco vai se encontrar com jovens na Jornada Mundial da Juventude. Pontífice desembarca no Galeão na tarde desta segunda-feira (22). Um dia histórico para os católicos…

Papa Francisco no Brasil JMJ 2013 Papa móvel Papa beija criançasFoto/Divulgação  Papa passeio no carro aberto e beija crianças…

O que é

A Jornada Mundial da Juventude é o maior encontro internacional de jovens com o Papa. Ela foi criada pelo Papa João Paulo II, em 1984. A primeira edição foi realizada em Roma, em 1986. Na última realização, em 2011, o evento reuniu mais de 2 milhões de pessoas em Madri, na Espanha.

Como surgiu

A vida religiosa dedicada à juventude, o Concílio Vaticano II de 1965, que pedia que a Igreja Católica olhasse para os jovens, e o Ano Internacional da Juventude, instituído pela ONU em 1985 foram inspiração de João Paulo II. Diante das transformações culturais, sociais e ideológicas da década de 80, a Igreja percebeu o afastamento dos jovens. O objetivo era que os encontros de massa atraíssem os jovens, por mostrar diferentes culturas e modos de viver a fé.

Quando acontece

O evento acontece a cada três anos. Para não coincidir com a Copa do Mundo de 2014, a edição no Rio de Janeiro foi antecipada para 2013, e acontecerá de 23 a 28 de julho. Nos anos intermediários, as Jornadas são vividas em âmbito diocesano, chamada Jornada Diocesana da Juventude, no Domingo de Ramos, quando se comemora também o Dia Mundial da Juventude.

Um evento muito esperado pelos jovens católicos que se reúnem para discutir assuntos da atualidade e conhecer um pouco da realidade do país… Algumas missões são desenvolvidas com esses jovens no período que passam nesse ajuntamento…   Eles podem atuar na hospedagem, nos aeroportos, nas rodoviárias, nos pontos de informação, na organização dos eventos de massa, nos atos culturais, na liturgia, nas catequeses, na tradução, nos serviços de saúde (apenas brasileiros), nos setores administrativos, na comunicação e no auxílio aos portadores de necessidades especiais.

Agenda do Papa

Nesta segunda, Francisco desembarcará na Base Aérea do Galeão, de onde seguirá, em carro fechado, até a Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro da cidade. De lá, vai de Papamóvel até o Theatro Municipal, em seu primeiro desfile pela cidade.

Segundo a Prefeitura do Rio, desde a 0h desta segunda está proibido estacionamento em vias da região central. Está previsto que o Papa chegue ao Centro às 17h. O fechamento da área central tem previsão de acontecer às 15h.

Na terça-feira (23), Francisco vai passar o dia descansando, sem compromissos oficiais. Já na quarta-feira (24), a agenda do Papa começa com uma visita a Aparecida, no interior de São Paulo. Na cidade, ele celebra uma missa no Santuário Nacional e almoça no Seminário Bom Jesus. São esperados 200 mil fiéis na cidade.

O retorno para o Rio de Janeiro está marcado para as 16h. No fim da tarde, o pontífice visita o Hospital São Francisco de Assis, já no Rio. A expectativa é de que o Papa inaugure o Polo de Atenção Integrada da Saúde Mental (PAI), que vai acolher dependentes químicos, de álcool e drogas.

O primeiro ato da JMJ com participação do Papa será na quinta-feira (25). Pela manhã, o Papa participa de uma missa privada no Sumaré. Depois, ele vai ao Palácio da Cidade, em Botafogo, para abençoar a bandeira olímpica e paraolímpica. Por volta das 11h, o compromisso é uma visita à comunidade da Varginha, na Zona Norte. Às 17h, vai à Praia de Copacabana, onde será celebrada a Festa da Acolhida com os jovens.

A sexta-feira (26) também começa com uma missa fechada no Sumaré. Após a oração, o Papa vai à Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, encontrar com um grupo de jovens selecionados pela Igreja e que vão se confessar com Francisco. Haverá então um breve encontro com alguns jovens detentos no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim.

A oração do Ângelus será rezada no Palácio São Joaquim, residência do arcebispo do Rio. Também está prevista para sexta uma saudação ao Comitê Organizador da Jornada. No fim da tarde, o Papa segue para a Praia de Copacabana, onde será realizada a Via-Sacra.

No sábado (27), a manhã começa com uma missa com bispos na Catedral de São Sebastião. Por volta das 11h30, o Papa se reúne com membros da sociedade civil no Theatro Municipal. Após o ato, ele almoça com bispos e cardeais. No início da noite, o Pontífice vai a Guaratiba para a Vigília de Oração.

No domingo (28) de manhã, o Papa retorna a Guaratiba para realizar a Missa de Envio, marcada para as 10h. À tarde, após um almoço com sua comitiva, Francisco tem um encontro com a coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano. O Papa se reunirá ainda com voluntários da JMJ, no Riocentro, e participará da cerimônia de despedida, agendada para as 18h30. O embarque para Roma está previsto para as 19h. Fonte G1

*** Participe do nosso Blog Brasilfront   Você vai participar de algum desses eventos?!

Papa Francisco no Brasil JMJ 2013Foto/Divulgação

 É um dos voluntários da Jornada Mundial da Juventude de 2013?!   Comente a sensação de participar de um evento como esse….

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.