Notícias

Onça-Pintada Rainha das Matas Brasileiras, Maior Felino do Brasil

Animal do Brasil aqui: Brasilfront  Onça-Pintada Rainha das Matas Brasileiras, Maior Felino do Brasil

Onça-Pintada Rainha das Matas Brasileiras, Maior Felino do BrasilFoto/Divulgação A onça-pintada é uma animal grande, lindo e aqui no Brasil é considerado o maior felino, ele reina nas florestas brasileira

É comum ouvir que o leão é o rei da floresta e das selvas africanas, não é?! Aqui no Brasil As onças-pintadas são as rainhas das Matas Brasileiras…

A onça-pintada (Panthera Onca) é o terceiro maior felino do mundo e o maior felino do Brasil

Parente do leão (Panthera Leo), do tigre (Panthera Tigris) e do Leopardo (Panthera Pardus), a onça-pintada é o único representante do grupo no Continente Americano.

Originalmente, Podia ser encontrada desde o Sul dos Estados Unidos até a Argentina, mas já desapareceu de várias regiões. Uma tristeza para a natureza e quer saber quais os motivos?! Um deles é a destruição de seu habitat, a falta de alimento e a caça.

A Onça-Pintada, tem o nome por conta das suas características físicas: a pelagem amarelada e cheia de manchas pretas, chamadas de rosetas. Elas são únicas, assim como nossa impressão digital. O tamanho das onças-pintadas, mede da ponta do nariz até a base do rabo… De 1,12 metro a 1,85 metro. Sua altura varia entre 45 e 75 centímetros e seu Peso, entre 36 a 158 quilos.

A cauda do animal é relativamente longa, podendo medir até 75 centímetros de comprimento. Um animal versátil, a onça-pintada, é capaz de viver em ambientes bastante diferentes, como a árida Caatinga e as úmidas várgeas amazônicas, onde as florestas ficam inundadas durante vários meses por ano.

Curiosidades sobre a Onça-Pintada – para demarcar seu território, as onças-pintadas fazem xixi e cocô, se esfregam e arranham árvores, avisando a outras onças de que aquela área tem dono!!!

Você sabe o que a onça-pintada gosta de comer?! A dieta das onças é formada principalmente por mamíferos terrestres. Porém, elas também se alimentam de bichos-preguiça e jacarés!!! As presas favoritas das onças-pintadas, carnívoras, comem grande variedade de animais mamíferos e até aves, répteis e peixes… Desde os bichos pequenas, como a cutia, ou grandes, como a anta.

Olha que interessante!!! Os filhotes de onça-pintada nascem com os olhos fechados e só os abrem por volta do oitavo dia de vida. Você sabia que os filhotes pesam cerca de 800 gramas. Começam a andar com 18 dias de vida e a comer carne após 10 semanas, embora ainda possam mamar até seis meses. Fonte: Ciência Hoje das Crianças Novembro/2013

*** Participe do nosso Blog Not1 e Comente Você acha interessante a Onça-Pintada?! Já visitou o Zoológico e viu de pertinho uma delas?!

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.