Scroll Top

Educação e Reflexão

O Lúdico Na Aprendizagem,Processo de Alfabetização Dica,Jogo de Dominó

Educação e Reflexão –  Brasilfront

O Lúdico Na Aprendizagem, Processo de Alfabetização Dica: Jogo de Dominó

Que tal utilizar um jogo de dominó no processo de alfabetização das crianças?!  Já pensou que através dos jogos e das brincadeiras as crianças apreendem muito…

As crianças apredem muito brincando, a ainda mais quando a brincadeira tem objetivos de desenvolver habilidades e conteúdos específicos.

* Diretrizes Curriculares nacionais Para a Educação Infantil 2010

As Práticas Pedagógicas da educação Infantil – Eixos do currículo: As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira e garantir experiências que:

Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;

Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; entre outras

Então o brincar na educação Infantil é fundamental para o desenvolvimento da criança… Pense Nisso!!!

O Lúdico na aprendizagem –

Eixos temáticos: Natureza e Sociedade, Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Escrita

Responsável: Izildinha Houch Micheski

Objetivos: ampliar a capacidade de expressão oral e escrita; desenvolver a noção de tempo e a discriminação visual; trabalhar a compreensão de regras

Idade: a partir de 3 anos

Utilizar atividades lúdicas é uma ótima forma de trabalhar a construção do conhecimento da criança. Elas permitem inseri-la no universo da leitura e da escrita de formas não convencionais, além de possibilitar a compreensão de importantes conceitos, como a temporalidade, a noção de ”antes” e ”fepois” e a capacidade de esperar por sua vez e respeitar a do outro.

Observe quantas habilidades podem ser desenvolvida na criança através de uma brincadeira…

É possível desenvolver o potencial de comunicação e expressão, a compreensão e a interação. Além disso, fica aparente como cada um lida com a questão da frustração, da perda e do egocentrismo.

O jogo contribui para a compreensão das questões afetivas do aluno, bem como de sua modalidade de aprendizagem, que deve ser observada para se obter um bom desenvolvimento.

Os jogos sugeridos neste projeto permitem ao educador compreender um pouco mais a criança e ajudá-la a se conhecer melhor.

Curiosidades: Você sabia que o dominó tenha sido inventado pelo soldado chinês Hung Ming, no século 3° a. C.. as peças iam de um a seis, gerando 21 combinações, assim como em um jogo de dois dados. Essa correspondência sugere que a brincadeira possa ter evoluído da outra. Com a inclusão do zero na Europa, o dominó ganhou mais sete peças.  Fonte: O Guia dos |Curiosos, de Marcelo Duarte (Panda Books)

Materiais utilizados para  o Jogo ”Letra e Figura”

Cola; dominó de palavras(pronto na folha de moldes); papel-cartão; tesoura com ponta arredondada

Como fazer: Confeccione com as crianças as peças do jogo, recortando-as e colocando-as em papel-cartão. Em seguida, permita que todos se familiarizem com as peças. Faça a construção coletiva das palavras de cada uma e proponha o jogo. A correspondência é feita entre palavras e figura.

Fonte: Revista Projetos Escolares Educação Infantil N° 69

Gostou da Dica de hoje: Jogo ”Letra e Figura” dominó das letras   Comente aqui no nosso Blog, Brasilfront

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à O Lúdico Na Aprendizagem,Processo de Alfabetização Dica,Jogo de Dominó!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: