Scroll Top

Notícias

Niemeyer Arquiteto Famoso Morre Aos 104 Anos Gênio da Arte e Humanidade

Notícias das Celebridades no Brasilfront

Niemeyer Arquiteto Famoso Morre Aos 104 Anos Gênio da Arte e Humanidade

Niemeyer Arquiteto Famoso Aos 104 Anos Inspira Cuidados Está InternadoFoto/Divulgação

O arquiteto Oscar Niemeyer, Morreu aos 104 anos Famoso no Brasil e no mundo por suas obras gigantescas e monumentais, estava com a saúde debilitada e não resistiu….  Niemeyer apresentou uma deterioração nas funções renais e precisou ser encaminhado à Unidade Intermediária, ou semi-intensiva, para receber um monitoramento mais continuo e próximo, no Hospital Samaritano, onde ele esteve internado no Rio de Janeiro.

Biografia de Oscar Niemeyer Ribeiro Soares Filho – Ao longo de sua vida foi um grande artista que desenvolveu obras grandiosas e muito significativas… prédios-esculturas – estão presentes não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos, França, Alemanha, Argélia, Itália e Israel, entre outros países… Um desenhista extraordinário!

***Vamos conferir  algumas das Obras mais famosas desse homem considerado o gênio da arquitetura…

Niemeyer matriculou-se na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1929. Obteve o diploma de engenheiro arquiteto em 1934. Dois anos depois, já trabalhava no escritório de Lúcio Costa, integrando a equipe que projetou o prédio do Ministério da Educação, um marco da arquitetura brasileira.

Saiba Em quem Niemeyer se inspirou ao fazer suas Obras – Através de Lúcio Costa, conheceu o arquiteto franco-suíço Le Corbusier, que foi uma influência definitiva na sua vida e com quem teria oportunidade de colaborar. Também com Lúcio Costa, viajou para Nova York em 1939 para projetar o Pavilhão do Brasil na Feira Mundial que acontecia naquela cidade…  Depois, vem o Conjunto da Pampulha – obra que o arquiteto até hoje considera uma de suas favoritas.

Em 1947,  Niemeyer ganhou o concurso para a construção da sede da Organização das Nações Unidasem Nova York e obteve o visto de entrada para desenvolver seu projeto. E mais..  No início da década de 1950 projetou o Parque do Ibirapuera e o Edifício Copan, que se tornariam cartões-postais da cidade de São Paulo. Também viajou pela primeira vez à Europa, participando do projeto para a reconstrução de Berlim.

E Mais…  Oscar Niemeyer projetou o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional, a Catedral, os prédios dos Ministérios, além de edifícios residenciais e comerciais da nova capital, inaugurada em 21 de abril de 1960

Períodos  na Vida de Niemeyer – No início dos anos 60, foi nomeado coordenador da Escola de Arquitetura da recém-fundada UnB (Universidade de Brasília), que tinha como reitor o antropólogo Darcy Ribeiro. Em 1964, foi surpreendido em Israel pela notícia do golpe militar de 31 de março no Brasil. Ao retornar ao país, em novembro, foi chamado a depor no famigerado DOPS – Departamento de Ordem Política e Social, um dos principais órgãos de repressão política da ditadura militar.

Exílio e abertura – Em 1965, juntamente com outros 200 professores, Niemeyer deixou a UnB em protesto contra a nova política universitária do governo. Praticamente impedido de trabalhar no Brasil, o arquiteto transferiu-se para Paris, onde projetou a sede do Partido Comunista Francês. Além de projetos na Itália (sede da Editora Mondadori) e na Argélia (Universidade de Constantine, Mesquita de Argel), acompanhou exposição sobre sua obra na Europa.

Em 1980 Oscar Niemeyer voltou ao Brasil e neste mesmo ano projetou o Memorial Juscelino Kubitschek em Brasília. Quatro anos depois, sob o governo de Leonel Brizola, no Rio de Janeiro, projetou o Sambódromo. Em 1987, o Memorial da América Latina em São Paulo.

Em 1991 projetou o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e ao longo dos dez anos finais do século 20 criou várias outras obras importantes. Não interrompeu seu trabalho nos primeiros oito anos do século 21, desenvolvendo projetos no Brasil, em Oslo (Noruega), em Moscou e em Londres. Mantém-se produtivo e lúcido.

Morte de Oscar Niemeyer –  Vida e Obras – Um homem nascido para o trabalho e durante toda sua vida dedicou-se a arquitetura no Brasil e no Mundo todo tem sua marca Uma honra para o Brasil Oscar Niemeyer: o maior do século 20/ Infográfico: Niemeyer em 24 obras/ Análise – Oscar Niemeyer: a redescoberta da curva na arquitetura/ A trajetória profissional e política do homem que revolucionou a arquitetura

*** Participe do nosso Blog Brasilfront e Comente sobre Oscar Niemeyer

**** Brasil lamenta a morte de Niemeyer: Dilma diz que País “perdeu um dos seus gênios”

*** Confira as melhores Frases de Oscar Niemeyer Um Gênio da Arte e da Humanidade

Oscar Niemeyer morreu aos 104 anos

Foto/Divulgação

*** Deixe aqui Brasilfront Seu Comentário sobre este grande Homem: Oscar Niemeyer

 

Assuntos do Artigo:
  • arquiteto famoso brasileiro

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Niemeyer Arquiteto Famoso Morre Aos 104 Anos Gênio da Arte e Humanidade!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: