Arte e Cultura

Museu Janete Costa de Arte Popular no Rio de Janeiro Artistas Genuínos

Arte e Cultura no Brasilfront  Museu Janete Costa de Arte Popular no Rio de Janeiro Artistas Genuínos

Museu Janete Costa de Arte Popular no Rio de Janeiro Artistas GenuínosFoto/Divulgação    Museu Janete Costa inaugurado em dezembro  de 2012  pela prefeitura de Niterói, RJ de Arte Popular no Rio de Janeiro e com exposições de Artistas Genuínos de nosso País… São dois sobrados neoclássicos de 1892, geminados e recuperados… O Museu Janete Costa de Arte Popular homenageia a arquitetura pernambucana, pioneira na valorização dos artistas mais genuínos…

Você é um apreciador da arte e da cultura?! Gosta de conhecer a história de lugares brasileiros que marcaram por suas artes e cultura?!  Hoje temos a arte pernambucana…  Em 50 anos de atividade, a arquiteta Janete Costa (1932-2008) assinou mais de 3 mil projetos… Foi pioneira em usar nas suas obras de arte peças de madeira e barro de artistas desconhecidos…

 Janete Costa se empenhou em fortalecer e divulgar o trabalho de muitas comunidades de artesãos, como em Garanhuns, sua cidade natal. Uma pessoa acostumada a brincar com bonecos de barro de mestre Vitalino na infância, ela depois se tornou uma grande colecionadora de arte popular, reunindo joias como a cabeça de são Pedro, do artista Maciel.

Museu Janete Costa de Arte Popular no Rio de Janeiro Artistas GenuínosFoto/Divulgação Foto da arquiteta Janete Costa (1932-2008)

O projeto de restauração dos prédios e a curadoria do museu são do arquiteto Mario Santos, um de seus quatro filhos e diz…”O sonho de minha mãe era reunir museu e escola de ofício. Aqui temos uma oficina”

O museu foi inaugurado com a mostra Janete Costa, um Olhar, que reúne coleções de Janete, de Vilma Eid e de seus filhos.  Entre as peças, está a ema feita de raízes pelo artesão José Benício.  Endereço para visitas R. Presidente Domiciano, 178/182, Niterói, RJ

****Participe do nosso Blog Brasilfront e Comente sobre Museu Janete Costa de Arte Popular no Rio de Janeiro Artistas Genuínos

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.