Scroll Top

Mundo Histórias e Atualidades

Múmias no Brasil Saiba Onde Se Encontram as Múmias Brasileiras

Mundo Histórias e Atualidades no Brasilfront

Múmias no Brasil Saiba Onde Se Encontram as Múmias Brasileiras

Múmias no Brasil Saiba Onde Se Encontram as Múmias BrasileirasFoto/Divulgação

Tem Múmias sim aqui no Brasil!!! E sabe onde elas ficam?! Hoje vamos falar um pouco sobre elas: Múmias!!!!   As Múmias naturais brasileiras encontram-se no Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Elas foram descobertas em 1973 por tres caçadores, na caverna da Babilônia, localizada na cidade mineira do Rio Novo.

Interessante –  São três corpos conservados naturalmente: uma jovem, com aproximadamente 25 anos de idade, e duas crianças; a mais velha com cerca de um ano e a mais nova com menos de um mês de vida. As crianças foram encontradas intactas e a mulher parcialmente conservada… As crianças foram colocadas separadamente dentro de um tipo de envoltório de folhas de palmeira trançadas…

Acredite se Quiser!!! Estima-se que as três tenham vivido há seis séculos, aproximadamente. As Múmias etão expostas para visitação e vale a pena conferir de pertinho como é a natureza e sua conservação…

Tem Mais… Outra Múmia natural vinda de Minas Gerais está em exposição no Instituto de Arqueologia Brasileira, que também fica no Rio de Janeiro. Ela foi encontrada na caverna do Gentio, no município de Unaí, em 1987, por uma equipe de arqueólogos… Surpresas encontradas junto á Múmia… Havia junto dela colares de sementes e uma rede de algodão que envolvia a Múmia, bem conservados.

E Mais… neste caso acima, era o corpo de uma criança, que viveu há aproximadamente 3.500 anos e tinha no máximo 12 anos de idade ao morrer.

Você sabia que também tem Múmias artificiais no Brasil?! Na verdade são cabeças mumificadas artificialmente. Elas estão no Museu Nacional, e há uma outra no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. As cabeças são dos índios Munduruku, que habitaram os rios Madeira e Tapajós, no estado do Pará.

Curiosidades dos índios no passado – Os ancestrais guerreiros dos Munduruku arrancavam as cabeças dos inimigos mortos em combate e as transformavam em troféus. E para conservá-los, tinham um ritual bem estranho: removiam o cérebro com o auxílio de um bambu pela base do crânio, os olhos e tiravam, também, todos os dentes, que eram transformados em contas para colares. Depois, a cabeça era mergulhada em uma mistura de óleos vegetais e colocada sobre a fumaça de uma fogueira para secar. Os olhos eram substituídos por uma goma e sobre esta colocava-se um dente de paca….

E Mais… Os cabelos eram preservados, as orelhas adornadas com plumas e a boca recebia um cordão… Nossa, Que Coisa, hein?! Costumes e tradições dos povos indígenas do antepassado…

Fonte – Moacir Elias Santos, Laboratório de Estudos Egiptológicos, Universidade Federal Fluminense   Revista Ciência Hoje das Crianças

**** Participe do nosso Blog Brasilfront e Comente Você já visitou um desses Museus?! Tem vontade de ver de perto uma Múmia?!

Assuntos do Artigo:
  • múmias brasileiras

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Múmias no Brasil Saiba Onde Se Encontram as Múmias Brasileiras!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: