Mundo Histórias e Atualidades

Índios do Acre, Correm Riscos de Genocídio, Funai Faz Alerta

Mundo Histórias e Atualidades – Brasilfront

Índios do Acre, Correm Riscos de Genocídio, Funai Faz Alerta

Foto: Funai

Índios isolados no Acre correm risco de genocídio… Segundo a Funai, a questão principal é que com o tráfico de drogas e a exploração de madeira os índios acabam se deslocando e sem rumo e nem direção acabam sendo dizimados…

Com o avanço da exploração econômica na fronteira entre o Brasil e o Peru provoca uma fuga em massa dos índios e isto pode causar um genocídio entre índios que vivem isolados na região, segundo organizações indígenas e indigenistas.

Segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio) em Rio Branco (AC), a quantidade de índios que vivem nessas terras contam de algumas centenas e a maioria falam as línguas pano e aruak – vivem nas cabeceiras de rios na fronteira, atravessando-a livremente.

Confira as palavras  da coordenadora da Funai em Rio Branco, Maria Evanízia dos Santos …

“Notamos que há mudanças nas rotas dos isolados, que têm avançado além dos espaços que costumavam frequentar, por conta da pressão que sofrem do lado peruano”

“Índios contatados estão preocupados, e muitas aldeias se mudaram por conta da proximidade, para evitar confrontos”.

Que situação vivem os índios brasileiros?!  Dê sua opinião sobre os Índios do Acre, Correm Riscos de Genocídio, Funai Faz Alerta

O trabalho da Funai atualmente é aprovar estudos para reconhecimento de novas terras indígenas, estes estudos estão sendo realizados por grupos de técnicos, antropólogos e órgãos fundiários dos estados envolvidos. . . Foram identificadas terras em Mato Grosso, Tocantins e São Paulo…

Existe o risco de conflitos pela pressão que os índios vem sofrendo. Confira as palavras de Marcela Vecchione, consultora da CPI-Acre…

“Eles percebem que os isolados estão vivendo o tempo das correrias de seus avós, que fugiam dos empresários da seringa”

O encontro dos índios isolados com outros povos geralmente causam conflitos…

Nesta foto abaixo podemos observar o conflito que está acontecendo no Sul da Bahia, os índios querem suas terras de volta e expulsão morados e fazendeiros que ali vivem… São dez fazendas invadidas…

Comente sobre este conflito …. Brasilfront

Dê sua opinião sobre este tema e o que você pensa sobre ampliar as reservas indígenas?!  Participe aqui no nosso Blog, Brasilfront

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.