Scroll Top

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Ilhas De São Pedro e São Paulo Abrigam Tubarões-Baleias Para Fast Food

Meio Ambiente e Sustentabilidade no Brasilfront

Ilhas De São Pedro e São Paulo Abrigam Tubarões-Baleias Para Fast Food

Pesquisador nada ao lado do Tubarão-baleia    próximos das Ilhas de São Pedro e São Paulo (Foto: Divulgação)

Muito interessante esta foto acima. A natureza é grandiosa e linda, você não acha?!!

Com um trabalho espetacular de preservação e estudos vem sendo desenvolvido no arquipélago de São Pedro e São Paulo pelos cientistas que observam exemplares de tubarão-baleia (Rhincodon typus), uma espécie rara e ameaçada de extinção, segundo a lista vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

Isto acontece desde  1998, quando a estação científica foi inaugurada, estudiosos do Departamento de Pesca e Aquicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) passaram a registrar a presença desses animais, que podem medir entre dois metros e 17 metros, por meio do “Projeto Tubarão-baleia”, conduzido pelos cientistas Fábio Hazim e Bruno Macena. A partir de 2008, esses animais passaram a ser monitorados com a ajuda de satélites. Fonte: G1

As imagens registradas são espetaculares…

Confira as palavras do  pesquisador Bruno Macena, que disse:   ” A presença do tubarão-baleia no arquipélago indica que a espécie utiliza a região como parte de sua rota migratória, local de descanso e, possivelmente, de alimentação. Para manter as ilhas na rota desses peixes, são necessários esforços de conservação em todo o Oceano Atlântico, em razão do seu hábito de migrar por longas distâncias, adentrando diferentes jurisdições geopolíticas”

Confira qual é o cardápio do Tubarão-baleia – essa espécie de tubarão-baleia se alimenta principalmente de zooplâncton, mas ovos e larvas de peixes e invertebrados, além de lulas, também fazem parte de sua dieta.

Diga-se de passagem …  São Alimentos encontrado em abundância nesta região brasileira, afirmam os pesquisadores. Tanto que em São Pedro e São Paulo já foram registrados 150 espécimes desde o ano 2000.

Matéria de  Eduardo Carvalho – Do Globo Natureza, no Arquipélago de São Pedro e São Paulo (o repórter viajou a convite da Marinha do Brasil)

Você já teve oportunidade de avistar uma baleia?!   Qual foi a sensação?!  Comente aqui, Brasilfront

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Ilhas De São Pedro e São Paulo Abrigam Tubarões-Baleias Para Fast Food!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: