Scroll Top

Economia e Mercado

Hidrovias no Brasil, Portos Brasileiros, Nova Tendência Mundial

Economia e Mercado  –  Brasilfront

Hidrovias no Brasil, Portos Brasileiros, Nova Tendência Mundial

Avaliação dos Portos Brasileiros...

O Brasil tende a crescer muito no mercado e cenário mundial, apenas precisa melhorar as condições dos portos brasileiros. O transporte hidroviário pode assumir enorme importância, pois temos uma grande rede fluvial, cerca de 43 mil quilômetros de rios, dos quais 28 mil são navegáveis naturalmente e outros 15 mil podem ser aproveitados. Nossas hidrovias instaladas chegam a 10 mil quilômetros. Com enorme possibilidades de crescimento.

Para você ter uma pequena noção da importância do transporte fluvial uma pequena barcaça carrega o equivalente a 15 vagões ou a 60 caminhões! Isso significa, investimento preferencial nas hidrovias. Já calculou quantos caminhões poderiam sair das estradas se o fluxo das hidrovias fossem melhor aproveitadas?!!!!

A cada ano que passa o volume de cargas transportadas por meio hidroviário cresce em 15%, mas mesmo assim a expansão ainda é lenta. A instalação de novos Portos é mais barata que a construção de estradas e ferrovias.

Os Portos brasileiros tem que crescer, hoje é um ponto de gargalo o transporte hidroviário. Espera-se mais investimentos dos governos federais e estaduais para melhorar as condições de navegação no Brasil.

A tendência mundial é estruturá-los em torno dos hub ports, ou seja, poucos e grandes portos que concentram o recebimento e o embarque do comércio externo, utilizando os demais portos como sistemas de distribuição, via navegação costeira.

Porto de santos o maior do Brasil...

Hoje o Porto de Santos é o maior do país, responsável por 25% do comércio exterior brasileiro, é deve ser ampliado nos próximos anos.  na verdade as estruturas dos portos devem dobrar nos próximos dez anos, aumentando a capacidade de movimentação.

Obras em valores volumosos, para modernização das estruturas que incluem armazéns, depósitos, terminais de contêineres, de produtos agrícolas e de minérios, berços de atracação e canais para entrada de navios de grande porte. São investimentos que o governo brasileiro precisa fazer em caráter de urgência.

Você acredita que o governo brasileiro consegue melhorar os Portos Brasileiros?!  Dê sua opinião… Brasilfront

Assuntos do Artigo:
  • portos brasileiros
  • portos do brasil

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Hidrovias no Brasil, Portos Brasileiros, Nova Tendência Mundial!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: