Mundo – Histórias e Atualidades

Guerra Fria, O que Foi – Explicação Clara de História, Resumo e Dicas

Hoje o Blog Brasilfront vai falar sobre o Mundo, suas histórias e atualidades. Confira aqui um breve resumo e uma explicação clara sobre a Guerra Fria, entre Estados Unidos e União Soviética. Veja dicas de história e não se esqueça de comentar sua opinião no final!

guerra fria e1364932763274 Guerra Fria, O que Foi   Explicação Clara de História, Resumo e Dicas

Guerra Fria – O que foi,  Resumo e Explicação História:

A Disputa entre Estados Unidos e União Soviética pela liderança mundial levou as duas potências à corrida armamentista. Em 1949 a União Soviética fez seu primeiro teste bem-sucedido com a bomba atômica.

O governo americano, que estava temendo o avanço tecnológico do inimigo, estimulou pesquisas de armas mais mortíferas, desde então, americanos e soviéticos tentaram superar uns aos outros em tecnologia e armas.

A corrida chegou até o espaço. A União Soviética foi duplamente pioneira ( com o primeiro satélite artificial, em 1957, o ‘Sputnik 1′. E com a nave espacial Vostok 1, que foi pilotada por Iuri Gagarin, primeiro homem a viajar no espaço). A Viagem de Gagarin durou 2 horas, e foi a cerca de 300 quilômetros de altitude, e em menos de 10 anos, em 1969, os EUA enviaram o primeiro homem à pisar na Lua.

A tecnologia espacial foi grande, que levou a criação do ICBM (míssil balístico intercontinental), que conseguiria atingir um alvo a milhares de quilômetros. Logo após, foi inventado o míssil antibalístico, capaz de detonar um míssil inimigo antes que ele atingisse o alvo… Muitas bases de lançamento foram construídas em Otan e em Pacto de Varsóvia, tanto para mísseis americanos quanto para soviéticos.

A disputa colocou o mundo sob ameaça de uma guerra nuclear, capaz de destruir toda a humanidade. Ela foi chamada de guerra fria, período de tensão que foi de 1947 à 1989.

Nessa guerra, uma eficiente arma para destruir o bloco rival foi a propaganda, os países capitalistas exaltavam a liberdade de expressão, a facilidade de consumo e as oportunidades de enriquecimento oferecidas a todos. Apregoavam que no comunismo não havia liberdade e que o Estado mandava demais.

Já a propaganda soviética denunciava as irregularidades sociais, o desemprego e a decadência moral do mundo capitalista. Ressaltava a superioridade do regime comunista, em que Estado era a garantia de emprego, educação e moradia a todos aos cidadãos. 

(Fonte: Livro História em Documento)guerra fria 2 Guerra Fria, O que Foi   Explicação Clara de História, Resumo e Dicas

Gostou?? Então comente aqui!!!