Scroll Top

Natureza e Ecologia

Fauna Brasileira, Animais Semiaquáticos Como São e Como Vivem

Natureza e Ecologia  –  Brasilfront

Fauna Brasileira, Animais Semiaquáticos Como São e Como Vivem

Cuícas d'água, mestres em natação...

Os cuícas d’ águas  é um marsupial, assim como os gambas, os cangurus e os coalas.  Você sabe o que significa Marsupial?! Significa que as mamães, fêmeas tem uma pequena bolsa na região da barriga, onde carregam seus filhotes. Essa bolsa se chama marsúpio e é dentro dela que os marsupiais recém-nascidos mamam e vivem até completar seu desenvolvimento.

Considerado um dos mestres em natação, os cuícas d’ águas e os ratos-d’ água apesar de viverem em terras firmes, esses animais são super especializados em nadar e por isso considerados mamíferos semiaquáticos.

Saiba Como São e Como Vivem os cuícas d’ águas e os ratos-d’ águas

Os cuícas d’ águas e os ratos-d’ águas tem pelos impermeáveis. Sabe o que é isso?! O animal não fica encharcado quando entra na água. Esse animal é mesmo interessante!! É a única espécie semiaquática de marsupial que se conhece com um equipamento especial de mergulho natural.

Devido essa roupa, pelagem que eles tem de mergulho natural, a cuíca é capaz  de fazer manobras para todos os lados e explorar o ambiente submerso, isso permite  com que o peso do seu corpo não aumente, facilitando sua flutuação e se completa com as patas adaptadas á natação: elas apresentam uma membrana entre os dedos semelhantes as do patos.

Com toda essa  formação as cuícas consegue empurrar muita água para trás, impulsionando seu corpo para frente. Isso os torna rápidos na água e muito ágeis. São considerados mestres da Natação.

São umas fofurinhas, você não acha?! Você ama os animais, tem um animal de estimação?! Comente, Brasilfront

Essas exímias nadadoras pode ser vistas no Brasil e em quase todos os biomas brasileiros: em parte da Amazônia, no Cerrado, na Mata Atlântica e no Pantanal, sempre próximo de ambientes alagados. Ela busca alimentos em água doce, rios e córregos.

É muito ágil para capturar suas presas, a cuíca nada com as patas traseiras, as patas anteriores servem para segurar sua presa.  Para reproduzir e se alimentar, as  cuícas -d águas saem sozinhas á noite. Quando ameaçadas por predadores, elas escondem na água.

O rato-d’ água é mais um exemplo de mamífero semiaquático: vive em terra firme, mas especializou-se em natação para buscar alimento e se deslocar pelo ambiente, com pelagem também impermeável, tem um bom desempenho debaixo d’água. Ele come peixes, insetos e crustáceos de água doce, além de frutas, sementes, fungos e alguns vegetais. Está sempre próximos de rios e brejos.

Curiosidades do Mundo animal

1- Para observar melhor os hábitos  das cuícas e dos ratos-d’ águas , os pesquisadores estudam cuícas e ratos-d’ águas dentro de tanques ao ar livre ou em aquários.

2- As cuícas são melhores nadadoras do que os ratos-d’ águas.

3- Machos e fêmeas da cuíca-d’ água tem marsúpio. Porém,  a bolsa da cuíca fêmea  serve para proteger os filhotes sem que eles se afoguem.

A natureza é surpreendente e cheia de mistérios interessantes que os pesquisadores estudam muito para nos contar. Preservar a natureza é obrigação de todo cidadão brasileiro. Seja um protetor dos animais. Não polua os rios, as nascentes em fim o planeta.

Gostou de conhecer um pouquinho da Fauna Brasileira, os animais semiaquáticos…   Comente, Brasilfront

Assuntos do Artigo:
  • animais semiaquáticos
  • animal com d

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas (1 Votos, Média: 1,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Fauna Brasileira, Animais Semiaquáticos Como São e Como Vivem!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: