Scroll Top

Arte e Cultura

Facebook, Redes Sociais, Tecnologia e educação nos Dias Atuais

As tecnologias digitais e a internet provocaram uma revolução mundial na forma de se aprender e na forma de ensino, um verdadeiro fenômeno que desponta como algo irreversível, aliás; que esta apenas começando. Transformações ainda mais profundas estão acontecendo nas relações humanas e nos campos econômicos sociais, diante disso o educador precisa estar preparado para lidar com tais aspectos cada dia mais comuns no ambiente escolar. Muitas vezes isso se torna um grande desafio para professores que precisam adaptar-se aos novos tempos, incorporando ferramentas tecnológicas e digitais ao cotidiano da sala de aula, sabendo que o aluno precisa estar inserido no mundo e utilizar meios tecnológicos e digitais, cada dia mais comum no cotidiano dos discentes.

O papel do professor que era o de transmitir conhecimento hoje se tornou de um orientador, devendo estar preparado para direcionar o seu aluno por caminhos ideais na aquisição do conhecimento, professores precisam buscar melhores formas de se ministrar as aulas, mostrando a melhor maneira de utilizar informações virtuais.

Algumas escolas já têm incorporado em seu currículo pedagógico o uso da rede virtual com acesso a internet em todas as salas de aulas. Numa sala de aula do ensino médio se exercita práticas extracurriculares ligadas ao mundo digital e suas ferramentas, projetos como a construção de Blogs com conteúdos abordados nas disciplinas, propicia ao aluno vivenciar o trabalho cooperativo, criando grupos de discussões de maneira que o aluno entenda efetivamente o funcionamento das ferramentas.

Outra ferramenta que pode ser usada é o Facebook, que funciona como um registro pedagógico de projetos interdisciplinares. Os alunos criam um grupo e postam seus textos, imagens, vídeos, durante todo o trabalho, compartilhando com os colegas as suas experiências, o professor analisa todo o trabalho numa posição de mediador enquanto acompanha e direciona seus alunos.

Sabemos que os meios digitais são fontes ricas de informações e conhecimento, o aluno precisa ser educado no sentido de como utilizar as facilidades atualmente disponíveis, sem que isso corrompa o educando de forma a estragar o trabalho pedagógico em sala de aula.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Facebook, Redes Sociais, Tecnologia e educação nos Dias Atuais!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: