Scroll Top

Educação e Reflexão

Enem – Dicas para Prova, O que cai, Tipos de Questões e Estratégias

Vestibular e Educação 

 O Enem, exame Nacional do ensino médio, adquire cada vez mais importância para os estudantes do Brasil, pois além de servir para o Prouni, agora seleciona os alunos para Universidades Federais pelo SISU.

São dois dias de prova, sendo o primeiro sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias;e o segundo sobre Linguagens e Códigos e Matemáticas e suas tenologias. No total são 180 questões e uma redação que em geral é uma dissertação em prosa.

Preparar-se para o Enem já foi mais fácil, pois a prova costumava ser apenas leitura e interpretação, mas atualmente o nível esta aumentando devido a grande responsabilidade e peso da prova no como o Vestibular para a maioria das Federais. A Prova é extensa e com muitos textos e requer do vestibulando muita concentração e controle do tempo.

Algumas Dicas e Estratégias para ir bem no Enem…

Estudar, tentar ficar calmo na hora da prova, relaxar antes do exame são algumas das atitudes básicas a serem tomadas. Além disso, é importante ir ao local da prova antes para conhecer, e no dia procurar chegar cedo, assim você evita incidentes como se perder no caminho, chegar atrasado, etc, estresses que podem afetar seu desempenho na prova.

É importante fazer simulados para que você sinta a prova e como você pode organizar seu tempo, cursinhos como Objetivo, Anglo e Etapa possuem simulados abertos, porém na internet você encontra simulados on-line e as provas anteriores que são excelentes exercícios.

Se você deixou para a última hora e está desesperado saiba que o Enem não exige muita decoreba, em geral os textos trazem informações úteis para resolver as questões, além de contextualizar os problemas muito ainda continua sendo interpretação de texto, gráficos e tabelas.

Fique informado sobre as Atualidades que podem ser cobradas na redação, que por sinal tem peso de 50% na nota final do exame. Portanto é importante sempre treinar dissertações explorando argumentos, dados de pesquisas e jornais, procurando sempre fugir do senso comum e do “eu acho que”, aliás a dissertação dever ser impessoal, objetiva e clara.

O que Cai e Tipos de Questões

Pelo site enem.inep.gov.br você pode acessar e conhecer as diretrizes da prova, o cobrado nas questões vai desde o básico ensinado no ensino fundamental até os conhecimentos do Ensino Médio. Questões de atualidades políticas, sociais e ambientais costumam aparecer, especialmente nas perguntas interdisciplinares.

Em geral temas como problemas ambientais (lixo e seus destinos, poluição) e energia renováveis e não-renováveis, como a Nuclear, além do Petróleo, especialmente após a descoberta do Pré-Sal brasileiro, são recorrentes em Biologia, Química, Física e Geografia; cai também assuntos sobre história do Brasil, povos e cultura indígena, funções e figuras de linguagem, e em matemática conceitos como Proporção, regra de três, Juros, média, áreas e volumes são sempre pedidos.

Vale a pena ressaltar que o Mec analisa agora, através da Teoria da resposta ao item, pesos para as questões e pode identificar chutes, ou seja, as questões seguem níveis de fácil, médio e difícil, assim pessoas com mesmo número de acertos podem ter notas diferentes, dependendo das questões marcadas.

Há sempre questões sobre cultura geral com pinturas ou esculturas, há questões de raciocínio lógico, conhecimento de vida e experiências, entre outras.

**Tem dúvidas sobre o Enem que não foram esclarecidas? Deixe seu Comentário e suas Estratégias pessoais de prova…

 

Assuntos do Artigo:
  • q tipo de questao cai no enem

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Enem – Dicas para Prova, O que cai, Tipos de Questões e Estratégias!

3 Comentários

  1. pamela disse:

    oi gostaria de saber se o enem e acumulativo para concluir o ensino medio..obrigada

  2. isabele teles disse:

    me ajudou muito………Obrigado

  3. gilvan correia da gilva disse:

    então sobre redação tenho muitas dificuldade a hora me da um branco fico nervoso etc e tbm não sei como fazer uma introdução e desenvolvimento e nem a conclusão não sei muito nada de redação e eu esqueço muito das coisas tem como vc me ajudar por favor

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: