Scroll Top

Natureza e Ecologia

Ecoturismo: Preservação, Opção Consciente ou Destruição Permitida

Natureza e Ecologia no Brasilfront Ecoturismo: Preservação, Opção Consciente ou Destruição Permitida

Quando se pensa em alternativas econômicas viáveis para as áreas de preservação ambiental, uma ideia  sempre evidente é a do aproveitamento das belezas naturais para a atração de visitantes e a exploração do chamado ecoturismo (ou turismo ecológico).

O que acontece com essa opção que muitas vezes tem resultado contrário ao esperado: em vez de auxiliar a preservação, costuma acelerar a degradação ambiental.  Você concorda com essa ideia ou é a favor do ecoturismo?!  Comente aqui, Brasilfront    Dê sua opinião

Um exemplo disso que podemos citar é o Pantanal Mato-Grossense, a exploração do turismo está revelando-se em geral desastrosa e convertendo-se em uma das principais causas de comprometimento das áreas visitadas.

Turistas em grandes grupos soltam rojões somente para apreciar as revoadas de aves. E as consequências disso: muitas aves morrem de estresse; filhotes despencam dos ninhos, tornando-se presas fáceis de outros animais como as serpentes, jacarés e peixes.

Outro agravante são os lixos desses grupos de visitantes que por falta de cuidado com a preservação do meio ambiente largam sacos plásticos abandonados por toda parte e podem ser ingeridos por animais, causando-lhes sufocação e morte.

Ecoturismo: Preservação, Opção Consciente ou Destruição Permitida?!  Comente …

Outro fator recorrente são as caravanas de pescadores esportivos que  todo os anos partem de diversas regiões do Brasil para os rios do Pantanal. A pesca é efetuada, a cada ano, com redes de malha mais fina. Peixes aos milhares de toneladas são capturados, com tamanho e idade cada vez menores.

Nós sabemos que se os peixes não atigir a idade adulta, a reprodução está comprometida, bem como a capacidade de as populações recuperarem-se da mortandade. Hoje já é notório a redução da quantidade de peixes nos principais rios da região.

Os diversos habitats da Terra vem sendo explorados á exaustão, para fornecer matérias-primas, alimentos, insumos industriais ou para opções de lazer…

Fonte: Volume Único Biologia José Arnaldo Favaretto e Clarinda Mercadante

Este é o verdadeiro antropocentrismo com que enxergamos o mundo: tudo existe para nos servir e ser desfrutado… Você concorda com isso?!

Você é uma pessoa consciente com as causas da preservação do meio ambiente?!

Já participou de algum passeio ecológico?! 

Que cuidados você tomou para manter os lugares visitados intactos… Participe e comente, Brasilfront

Participe aqui no Brasilfront  você apoia o ecoturismo consciente…

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Ecoturismo: Preservação, Opção Consciente ou Destruição Permitida!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: