Notícias

Dona Canô, Mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, Morre Aos 105 Anos

Notícias – Not1

Dona Canô, Mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, Morre Aos 105 Anos

Dona Canô morre aos 105 anos no dia 25 de dezembro

Foto/Divulgação

Dona Canô, assim que ela era chamada: Claudionor Vianna Telles Velloso, 105, morreu nesta terça-feira (25) em sua casa, na cidade de Santo Amaro da Purificação no Recôncavo Baiano. Mãe de filhos famosos e conhecidos mundialmente viveu longos anos para alegria dos seus familiares….

História da Vida da Dona Canô – Fonte jornal Folha de São Paulo 25 de dezembro 2012

Dona Canô nasceu no dia 15 de setembro de 1907, em Santo Amaro da Purificação, na Bahia. Mãe dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia, dona Canô se tornou uma das personagens mais ilustres de Santo Amaro e do próprio Estado da Bahia. Casou-se em 1930 com José Teles Velloso, mais conhecido por Zeca ou seu Zezinho, funcionário público dos Correios, que morreu em dezembro 1983, aos 82 anos.

“Eu me casei com vinte e três anos. Eu já conhecia Zeca, através de um amigo dele. (…) Nós íamos todo dia passear na praça. Naquele tempo se passeava muito na praça, hoje não se pode. (…) Quando foi um dia, Zeca disse que ia falar com Papaizinho [pai de D. Canô] e que a gente ia se casar. Eu disse: Oxente!”

O casamento foi marcado com pressa, porque o Zeca ia ser transferido. (…) Nós casamos no dia 7 de janeiro de 1931.” * [trecho de “Canô Velloso – Lembranças do Saber Viver”]      Teve oito filhos, sendo a primogênita Maria Clara, e a cantora Bethânia a mais nova.

Foto/Divulgação

Filhos famosos… Caetano Veloso e Maria Bethânia…. Esta foto foi tirada na Festa de Reis em Santo Amaro/BA – 10/01/2009

“Quando Maria Clara nasceu eu estava com um ano e dois meses de casada. (…) os outros é que vieram, não sei por que, tão ligeiro assim, um atrás do outro. Um atrás do outro não, porque, de Clara para Mabel foram dois anos, de Mabel para Rodrigo não demorou, foram onze meses, de Rodrigo para Roberto cinco anos, de Roberto pra Caetano quatro anos, de Caetano para Bethânia quatro anos. Só de Mabel para Rodrigo foi rápido.”

Dona Canô em frente a igreja Nossa Senhora da Purificação, na Bahia

Foto/Divulgação

Dona Canô em frente a Igreja Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro, Bahia. Religiosa, liderou durante anos a Novena de Nossa Senhora da Purificação, popularmente conhecida como Novena de Dona Canô, tradição católica de quase três séculos que acontece sempre na última semana de janeiro. Essa devoção não a impediu de comandar também as baianas adeptas do candomblé na festa da lavagem da escadaria da igreja

*** Sua casa, a de número 179 na avenida Vianna Bandeira, no centro, é ponto turístico de Santo Amaro.

 *** Participe do nosso Blog Brasilfront e Deixe uma mensagem de solidariedade para a família e amigos….

 

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.