Scroll Top

Mundo Histórias e Atualidades

Charles Darwin – A Origem das Espécies, Seleção Natural e Evolução, Resumo

Resumo de Biologia…Darwin e A Origem das Espécies e Evolução Natural

Charles Darwin foi um naturalista apaixonado pela natureza e suas complexidades, desde muito jovem dedicou sua vida a observar as espécies suas características e evolução. Tanta paixão que Darwin resolveu viajar o mundo a bordo do Beagle, um navio inglês, numa expedição pela costa da América do Sul, uma viagem que durou 5 anos. Nesta viagem Darwin pode estudar e comparar espécies, o que contribuiu para sua teoria da Evolução das Espécies.

O Darwinismo

Em sua obra A Origem das Espécies, publicado em 1859, Charles explicou o processo evolutivo pela Seleção Natural.

Sua teoria propõe que todos os organismos possuem uma elevada capacidade reprodutiva, porém o número de indivíduos de uma mesma espécie tende a permanecer constante, por causa das pressões do ambiente (competição, predação, alimentação, sobrevivência, etc) numa constante luta pela Vida.

Diferenças Evolutivas entre pássaros de Galápagos

Além disso, os indivíduos apresentam muitas diferenças e variações herdadas. Em determinados ambientes, seres com características favoráveis tornam-se mais adaptados a sobreviver, e nisso consiste a Seleção Natural – os mais capacitados sobrevivem e passam suas características aos descendentes, e com o tempo dão origem a grandes diferenças.

Darwin propunha também que todos os seres vivos foram originados de um ancestral comum, e que portanto guardam semelhanças, como o Homem e o Macaco (não afirmou que o homem veio do macaco)

Certo ou Errado?

A teoria, assim como Darwin propôs, apresenta lacunas, pois ele não explicou como ocorriam as variações naturais, apenas constatou que elas existiam, como no caso dos diferentes Bicos e cores dos pássaros das Ilhas Galápagos. Isso só foi esclarecido pela Genética no século XX.

Até hoje, pelo estudo dos fósseis e das espécies a teoria evolutiva é a mais aceita, tanto que foi incrementada com as descobertas da genética. Falamos hoje numa Teoria Sintética Moderna da Evolução ou Neodarwinismo, segundo ela os processos básicos da evolução são quatro:

* Mutação, Recombinação Genética, Seleção Natural e Isolamento Reprodutivo (quando realmente se constata a especiação – formação de uma nova espécie).

Os três primeiros fatores são fonte de variabilidade genética, sem a qual não há modificação. A seleção Natural e o Isolamento reprodutivo orientam as variações em canais adaptativos.

No quadro abaixo está a principal diferença entre Lamarck (com sua lei do Uso e Desuso) e Darwin:

**Gostou do Resumo? Deixe seu Comentário, Dúvidas ou Sugestões para o Blog Brasil Front…

Assuntos do Artigo:
  • a origem das espécies resumo
  • a origem das espécies charles darwin resumo
  • origem das especies resumo
  • darwin
  • charles darwin
  • charles darwin a origem das especies resumo
  • origem das espécies charles darwin resumo

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Charles Darwin – A Origem das Espécies, Seleção Natural e Evolução, Resumo!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: