Animais

Curiosidades Mundo Animal Por Que Lesmas e Caracóis Ressecam Com o Sal

A Vida dos Animais no Brasilfront

Curiosidades Mundo Animal Por Que Lesmas e Caracóis Ressecam Com o Sal

Curiosidades Mundo Animal Por Que Lesmas e Caracóis Ressecam Com o SalFoto/Divulgação

Você fica interessado em conhecer as curiosidades do mundo animal?! Então hoje vai descobrir algo bem interessante…  Por Que as Lesmas e Caracóis Ressecam Com o Sal?! Será que só esses animais ressecam com o sal?! Não!!!! Quase tudo resseca com o sal, até mesmo a nossa pele… Acredite se quiser!!! As pessoas que adoram ir a praia com frequência sabe que precisa proteger a pele, os cabelos se não….

Tem pessoas que tem pavor de lesmas e caracóis e por conta disso despejam sal de cozinhar sobre esses animais, fazendo-os derreter e secar… Vamos entender por que o sal pode ser mortal para eles… As lesmas e os caracóis são moluscos terrestres, animais de corpo mole e extremamente sensíveis. Você sabia que até o sol pode agredí-los, por isso é que eles costumam habitar ambientes frescos e viver em busca de sombra…

Os caracóis ainda levam vantagens sobre as lesmas: por terem uma concha nas costas!!!!

Curiosidades Mundo Animal Por Que Lesmas e Caracóis Ressecam Com o SalFoto/Divulgação

Mesmo assim os caracóis procuram as sombras das árvores, um arbusto, um tronco caído para se proteger do sol e do sal…. O sol age sobre esses animais assim: o sal tem a capacidade de puxar a água de seus corpos sensíveis. No processo de desidratação isto é: perda de água do organismo. Eles, primeiro, ficam moles, como uma massa viscosa e sem forma, e, depois, ressecam.

Os estudiosos, como os químicos explicam que o sal de cozinhar se chama cloreto de sódio, uma substância que tem propriedade higroscópica, que é a capacidade que  algumas substâncias tem de absorver água. Por exemplo, quando colocamos sal debaixo da língua, ele rapidamente absorve água da saliva, derrete e desaparece…

No caso das lesmas e dos caracóis, que são superfrágeis, o sal absorve uma grande parte da água do corpo deles e os mata. Anfíbios, como sapos, rãs e pererecas, também sofrem os efeitos do sal sobre suas peles, mas é preciso uma quantidade de sal muito grande para agredí-los.

*** Participe do nosso Blog Brasilfront e Responda com sinceridade Você já colocou sal numa lesma ou num caracol?!

Assuntos do Artigo:
  • caracóis
  • lesma um animal

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.