Natureza e Ecologia

Composição Química das Células,Água e Sais Minerais,Funções Genéricas

Natureza e Ecologia – Fundamentos Químicos da Vida – Brasilfront

Composição Química das Células –  Água e Sais Minerais, Funções GenéricasVocê sabia que as células tem uma composição química… Mais de 96% de toda a matéria viva são representados por hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio. A eles associam-se, em menores quantidades, cálcio, fósforo, potássio e enxofre.

Confira a distribuição de substâncias na bactéria Escherichia coli:

Água = 70%; Proteínas = 15%; Ácidos nucléicos = 7%; Carboidratos = 3%; Lipídios = 2%; Sais inorgânicos = 2% e Outros = 1%

Fonte: Becker, Wayne M. et al. The World of Cell. Menlo Park: The  Benjamin/Cummings Publishing, 1996

A água, os sais minerais, o gás oxigênio e o gás carbônico são substâncias inorgânicas, pouco complexas e pobres em energia; as substâncias orgânicas geralmente são complexas e ricas em energia. Proteínas, carboidratos, lipídios e ácidos nucléicos são substâncias orgânicas.

Água –  na molécula de água, a distribuição de cargas elétricas não é regular: numa extremidade concentram-se cargas positivas; na outra, cargas negativas. Pólos positivos e pólos negativos de diferentes moléculas se atraem, estabelecendo pontes de hidrogênio, que garantem a coesão entre as moléculas.

 Confira molécula da água, foto

Na superfície da água, as moléculas encontram-se tão coesas que formam uma película – mantida por uma força chamada tensão superficial –  sobre a qual  pequenas animais podem caminhar.

A água exerce importantes funções:

1Capacidade solvente: dissolve grande número de substâncias, a água é chamada de solvelte universal.

2- Ativação de enzimas: As enzimas, que aumentam a velocidade das reações químicas, agem em presença da água.

3- Meio de transporte: O fluxo de água no interior das células e dos organismos possibilita eficiente distribuição de substâncias entre as partes.

4- Proteção térmica: Mesmo que receba ou perca muito calor, a água sofre pequena variação de temperatura, comparada a outras substâncias.

Sais Minerais – Os sais minerais tem funções fundamentais, sendo encontrados em estruturas esqueléticas ou dissolvidas na água.

Estruturas esqueléticas: Sais de cálcio encontram-se em cascas de ovos, carapaças e esqueletos.

Na água: No meio intracelular, os sais minerais geralmente estão na forma de íons (partículas com carga elétrica), que tem funções genéricas e específicas.

Funções genéricas – Regulação da quantidade de água nas células. Quando o meio intracelular é mais concentrado de partículas dissolvidas, a água flui para dentro das células; quando o meio extracelular é mais concentrado, as células perdem água. Esse fluxo de água chama-se osmose.

 Equilíbrio elétrico das células. A distribuição de íons dentro e fora das células estabelece uma diferença de cargas elétricas nas faces da membrana plasmática em repouso, que tem a face externa positiva e a interna negativa.

Equilíbrio ácido-base. Alguns íons minerais contribuem para manter o meio intracelular com pH neutro, semelhante ao da água pura. O pH é uma medida do grau de acidez de uma solução.

Funcionamento de enzimas. Muitas enzimas só se tornam ativas quando associadas a um fator auxiliar, chamado co-fator -, que pode ser um íon mineral, como ferro, cobre, magnésio ou zinco.

Fonte: Livro Biologia – Volume Único – José Arnaldo Favaretto e Clarinda Mercadante

Comente sobre Composição Química das Células, Água e Sais Minerais, Funções Genéricas aqui no nosso Blog, Brasilfront

Assuntos do Artigo:
  • composição química da água
  • molecula da agua

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.