Educação e Vestibular – Resumos de Biologia

Você já deve ter se perguntado como que efetivamente Funcionam os Rins – órgãos vitais do ser humano e que cada vez mais precisam ser estudados para aprendermos mais sobre a Homeostase (equilíbrio dinâmico do corpo) e como melhorar nossa saúde.

Pois hoje preparamos um Resumo com as Principais informações sobre a Excreção Humana, quais as funções dos Néfrons (unidades formadoras dos rins), como atua o hormônio ADH e como se forma e é eliminada a Ureia. 

estrutura do rim Como Funcionam os Rins   Excreção Humana, Néfrons, ADH e Ureia
Foto da Estrutura do Rim em Corte – observe a Artéria e a Veia Renal

O Processo fisiológico da Excreção é realizado por vários órgãos, o Rim forma a Urina (solução de catabólitos nitrogenados em água), a pele excreta o suor (produto da excreção) e o fígado produz a Ureia através do ciclo da Ornitina.

O Ser humano possui dois rins, cuja unidade morfológica e funcional é chamada de Néfron (cada rim é constituído por 1 milhão de néfrons).

A Estrutura do Rim e Função dos Néfrons – veja pela figura abaixo a composição do órgão, pela Artéria renal entra sangue, pela Veia renal sai o sangue após a filtração, e pelo ureter sai a urina para a Bexiga.

rim humano Como Funcionam os Rins   Excreção Humana, Néfrons, ADH e UreiaCada néfron é constituído pela Artéria aferente (que trazem sangue arterial rico em ureia para ser filtrado), glomérulo (de Malpighi), artéria eferente, cápsula gromerular (de Bowman), túbulo contornado proximal, alça néfrica (de Henle) e túbulo contornado distal (que desembocam em dutos coletores). Desses dutos, os canais terminam na pelve do rim que parte para o Ureter, o qual se dirige para a bexiga.

A Urina forma-se pelos processos de:

a) Filtração Glomerularocorre na cápsula glomerular (de Bowman) onde o sangue é forçado pela pressão sanguínea, o filtrado resultante é semelhante ao plasma porém sem proteínas.

b) Reabsorção - no trajeto pelo túbulo renal a maior parte da água e das substâncias nela dissolvidas é reabsorvida pelos capilares sanguíneos. Ocorrendo assim uma Reabsorção Ativa dos solutos (contra o gradiente de concentração), e também Reabsorção Passiva do solvente (água), mantendo o equilíbrio osmótico.

A Permeabilidade das paredes do túbulo distal e do duto coletor é variável, dependendo da concentração do Hormônio ADH (Anti Diurético). Em sua ausência, a membrana se torna impermeável a água, levando ao maior volume de urina, e vice versa – é controlada pelas necessidades hídricas do organismo.

c) Secreção Tubular - Ao longo do néfron, substâncias indesejadas podem ser eliminadas pelo sangue, diretamente no fluido do túbulo renal. Tais substâncias, que podem ser por exemplo um antibiótico, são secretadas ativamente na urina.

Veja o esquema da Formação da Urina:

filtracao sangue formacao da urina Como Funcionam os Rins   Excreção Humana, Néfrons, ADH e Ureia

Mais Observações…

* Outro hormônio que atua no ciclo é o FNA (Fator Nautriurético) que promove a vasodilatação da artéria aferente e uma vasoconstrição simultânea da artéria eferente, aumentando assim a pressão no glomérulo e o volume de urina. Isso contribui para a diminuição da pressão sanguínea.

* A Amônia (resultante de aminoácidos não utilizados na síntese proteica) é transformada em Ureia pelo Ciclo da Ornitina, acontece no Fígado.

O que achou do Resumo? Deixe seus Comentários, Dúvidas ou Sugestões para o Brasil Front…