Scroll Top

Saúde e Bem Estar

Ciência do Rejuvenescimento – Como Envelhecemos, Dicas de Saúde e Vida

Saúde e Bem Estar

O Tema central de hoje é sobre a atual Ciência do Rejuvenescimento, que busca em estudos e pesquisas descobrir formas de prolongar os anos e a qualidade de vida da população. Saiba o que ocorre em nosso corpo e Como Envelhecemos… Veja também Dicas de Saúde e hábitos que proporcionam a Longevidade.

A busca da Juventude vai além dos quesitos estéticos de evitar as rugas e fios brancos, busca-se hoje em dia a chave para bloquear doenças degenerativas ligadas ao envelhecimentos, maneiras saudáveis de de conseguir a longevidade e também tecnológicas ligadas ao campo da medicina e engenharia genética.

Como Nós Envelhecemos?

Ao ficarmos mais velhos tudo em nós envelhece também, pois a capacidade de regeneração e divisão celular diminui… Veja alguns exemplos:

  • A pele não consegue mais se renovar e fibras menos resistentes tomam o lugar do colágeno e elastina, assim a pele enruga.
  • Os ossos captam cálcio somente até os 30 anos, sendo imprescindível para evitar doenças da idade avançada como Osteoporose, comum depois dos 60 em mulheres e dos 70 em homens.
  • No coração, as artérias podem ser comprometidas por placas de gordura acumuladas durante vários anos. Isso leva a problemas cardiovasculares, dados estimam que a pressão alta afeta 60% dos maiores de 65 anos.
  • No cérebro, cai a transmissão de impulsos dos neurônios especialmente apos os 40 anos, com isso reflexos e a coordenação ficam mais lentos.
  • Nos olhos, aumentam as probabilidades de doenças como Glaucoma e degeneração macular que levam a cegueira. Esses tipos patológicos são tratados por cirurgias, em geral.
  • No ouvido, os ossos e estruturas que transmitem os estímulos sonoros também são afetados e com isso a capacidade auditiva vai diminuindo.
  • Os pulmões perdem a elasticidade com o tempo, assim a respiração – condução do oxigênio aos tecidos – é afetada.
  • O corpo reduz a produção de melanina (pigmento que da cor ao cabelo e pelos). Outros sofrem com a calvície que é determinada por certos genes.
  • No sexo, a menor produção de hormônios prejudica a lubrificação e libido.

O DNA e o Envelhecimento

Durante as divisões celulares uma parte do cromossomo vai diminuindo – o telômero -até um ponto em que a célula não pode se multiplicar mais, assim as células envelhecem.

Atualmente, cientistas descobriram a enzima que produz o telômero – a telomerase. O intuito agora é produzi-la artificialmente, de modo que os telômeros dos cromossomos possam ter um tempo maior de vida. Os estudos são oriundos de alunos da Escola de Medicina John Hopkins e de Havard nos EUA.

Genética Celular para o Rejuvenescimento

O Envelhecimento do corpo é consequência do envelhecimento das próprias células, o qual é regulado por fatores e genes como o p16. Estudos buscam desativar esse gene através de outro geneticamente modificado, retardando a degradação celular e doenças como osteoporose e catarata. Esse estudo foi publicado na revista cientifica americana Nature por oito cientistas.

Dieta da Longevidade

Saiba que excesso de álcool, fumo, drogas e até de alimentos em geral podem degradar nosso o organismo. Foi o que uma pesquisa em duas universidades dos Estados Unidos revelou.

Durante a obtenção de energia na respiração celular, realizada pela Mitocôndria, são liberados os Radicais Livres. Assim, uma alimentação rica em antioxidantes como Uva, Tomate, Vitamina C e outros auxilia no combate aos radicais livres, um dos causadores do envelhecimento e câncer.

Além disso, comer 25 % menos do que o habitual reduz a produção de Radicais Livres, desacelerando o envelhecimento do corpo.

Mudar Hábitos alimentares é preciso, mas mudar o estilo de vida sedentário que muitos levam hoje também. Os exercícios fazem bem para o corpo, aliviam o estresse, ajudam o cérebro a se desenvolver e evitam a estagnação do mesmo. Atividades que mexam com a mente são igualmente importantes, pois permitem que as sinapses continuem ocorrendo no cérebro, evitando doenças como o Mal de Alzheimer.

Fonte: Folha de São Paulo (Especial “Ciência Tenta alongar a vida”)

 

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Ciência do Rejuvenescimento – Como Envelhecemos, Dicas de Saúde e Vida!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: