Scroll Top

Notícias

Chuvas Verão 2012 – Enchentes e Consequências das Chuvas Fortes, Fotos

Notícias 2012

As chuvas de Verão são conhecidas no Brasil por sua intensidade, regularidade em determinadas regiões e grande volume de águas. Porem, devido a alguns fatores tanto naturais quanto antrópicos as chuvas estão acima da media para o período em varias regiões, segundo dado da CPTEC do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro foram os mais castigados neste inicio de 2012, no ano passado e retrasado Santa Catarina e alguns Estados do Nordeste sofreram mais os efeitos do excesso de chuva e da falta de infraestrutura para que danos graves, como os ocorridos, não acontecessem.  

Minas Gerais 2012 – enchente associada a moradias em áreas de risco

A Causa das fortes Chuva centra-se na ação da típica Zona de Convergência do Atlântico Sul a qual traz muita umidade. Podemos dizer também que com a Ação Antrópica que gera a intensificacao do efeito estufa e altos indices de degradacao ambiental, os ciclos naturais foram em muito afetados e tirados do ideal equilíbrio, mesmo que dinâmico, da natureza. 

Além disso, quando essas causas se associam `a Falta de Infraestrutura das cidades que não planejam escoamento adequado da água das chuvas, bem como a precária condição de moradia das populações mais pobres que devido a falta de opção e descaso governamental vão ocupar áreas de risco – morros, encostas, beiras de córregos e rios.

Essas pessoas retiram a cobertura vegetal que protege os morros e fazem casas de baixa qualidade e segurança – fato este que deveria ser contornado pelas secretarias de defesa civil e planejamento de uma cidade, bem como resolvido dentro do quesito bem estar social que levaria a melhoria do IDH de nosso pais.

Em outros casos como na Paraíba, o excesso de chuvas fez com que 25 municípios tivessem barragens rompidas o que ocasionou inúmeros acidentes, perda de moradias, rebanho e plantação.

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) o índice das chuvas de 2012 será maior do que o mesmo período no ano passado. O maior risco é que a infraestrutura dos municípios não esteja preparada para receber o volume de águas.

 Assim, num quadro geral vemos que a intensidade das chuvas esta aumentando e as previsões das agencias meteorológicas seguem confirmando o fato. Os governos devem, portanto, se preparar para contornar os possíveis desastres, enchentes, deslizamentos que levam a população a perder suas moradias, objetos de valor e em muitos casos o bem mais precioso – a Vida – oferecendo instrução para os cidadãos e programas de melhoria habitacional, bem como a infraestrutura das cidades.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Chuvas Verão 2012 – Enchentes e Consequências das Chuvas Fortes, Fotos!

1 Comentário

  1. Isso é muito grave, as chuvas grandes assim causam enchentes como está mostrando aí. Espero que em nenhuma cidade aconteça um desastre desse… Xau!!!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: