Scroll Top

Saúde e Bem Estar

Café, Origem do Café, Bebida que estimula, Conheça os Benefícios

Saúde e Bem Estar   –  Brasilfront

Café, Origem do Café, Bebida que estimula, Conheça os Benefícios

As histórias do surgimento do café estão envolto em muitas lendas, uma delas diz que o café foi descoberto por um monge no Séc. III D.C, quando um pastor de cabras chamado Kaldi, aguardava o retorno das mesmas, porém elas não retornavam. O pastor foi atrás de suas cabras e quando as encontrou as viu saltitando e eufóricas próximo a um arbusto, todas estavam mastigando os frutos daquela planta, imediatamente relacionou aquela estranha energia das cabras com os frutos que elas ingeriram. O próprio pastor então experimentou daqueles frutos e descobriu que proporcionavam grande energia, da mesma forma que aconteceu com o seu rebanho.

Em seguida levou aquela descoberta para o mosteiro, mas as reações não foram boas por parte dos demais monges que sugeriram ser aquilo obra do demônio, o pastor diante disso ateou fogo naqueles frutos, porém o aroma liberado pela queima daqueles frutos atraiu a todos, que procuravam saber de onde vinha um perfume tão agradável. Os grãos então foram rastelados para fora da fogueira e logo veio a idéia de se moer aqueles grãos torrados e juntar a água.

Esse preparo ainda bem rústico fazia com que os monges permanecessem acordados durante suas rezas e meditações durante as noites, então as notícias sobre os efeitos ou as qualidades desse produto se espalharam rapidamente entre os mosteiros e aos poucos para todo o mundo.

Alguns estudos dizem que a planta é originária da Etiópia Central, hoje elas ainda crescem naturalmente acima do nível do mar aos milhares, mas ainda não se sabe quem primeiro tomou o café assim como nós hoje apreciamos, mas alguns registros mostram que foi mesmo em sua terra nativa em meados do Séc. XV.

O café também foi muito cultivado no Iêmem onde antigamente se chamava Arábia, esse é até hoje um tipo de café muito procurado, o “arábico”.

O café tornou-se cada vez mais popular e procurado, as famílias mais abastadas criaram salas especiais apenas para a degustação do café, muitas casas especializadas em servir o famoso café surgiram e a primeira que se tem notícia surgiu em Meca no final de 1600, inicialmente eram lugares de reuniões religiosas onde os clientes se sentavam em suas esteiras de palha, vindo a tornar-se casa de música, dança e jogo de gamão e xadrez.

Bem rápido a intensa popularidade do café se espalhou pelo Cairo, Constantinopla e todo o Oriente Médio, mesmo sendo desaprovada por muçulmanos fanáticos que viam na bebida algo nocivo a própria religiosidade, por associarem a bebida a um tipo de tóxico que causava vício.

Algumas casas de café foram atacadas por religiosos fanáticos, até mesmo alguns governantes chegaram a proibir o uso do café, criando severas punições a quem desobedecesse.

Para nós brasileiros o café faz parte da cultura, em todas as residências servir aquele cafezinho é parte da boa receptividade com aquele que visita, a primeira refeição do dia se chama café da manhã, logicamente não pode faltar aquele café.

Alguns estudos mostram que uma xícara de café como primeira ingestão do dia esta relacionado com uma série de benefícios para a saúde, acredita-se que traz benefícios inclusive para o coração e evita algum tipo de cancer.

Você adora tomar um cafezinho….   Comente aqui, Brasilfront

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Café, Origem do Café, Bebida que estimula, Conheça os Benefícios!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: