Scroll Top

Educação e Reflexão

Caatinga Bioma Típico do Nordeste, Semiárido Brasileiro, Fauna e Flora

Educação e Reflexão no Brasilfront – Caatinga Bioma Típico do Nordeste, Semiárido Brasileiro, Fauna e Flora

Caatinga Bioma Típico do Nordeste, Semiárido Brasileiro, Fauna e FloraFoto/Divulgação

Caatinga, também chamada pelo índios de ”mata branca”, pois na estação seca as plantas perdem folhas e os troncos das árvores ficam brancos e brilhosos. As plantas desfolhadas e a presença de cactos revelam uma vegetação xerófila, capaz de reter a água e resistir á seca… Com toda essa biodiversidade que existe no Brasil, a Caatinga não significa menor importância em termos de biodiversidade…

A Caatinga de caráter único tem tido descoberta de novas espécies e de endemismos até então desconhecidos O bioma Caatinga recobre as regiões de clima semiárido do Nordeste e algumas áreas de Minas Gerais ás margens do Rio São Francisco. Seus vizinhos são o Cerrado, a oeste, e a Mata Atlântica, a Leste. Estima-se que sua área original tenha ocupado 826.411 quilômetros quadrados, o que equivale a quase 10% do território nacional.

A Caatinga é constituída de mosaicos de formações vegetais que se desenvolvem em diversos ambientes, relevos, solos e condições climáticas e que afetam o regime dos rios. O Sertão é um espaço semiárido que contrasta com o restante do País.

Trata-se de um regime quente, seco e de forte sazonalidade definido por características extremas de baixa precipitação, baixa nebulosidade, baixa taxa de umidade relativa e alta temperatura média anual, que varia entre 26 e 28 graus e, somada á constante luz solar, causa secura…

Ainda… a forte incidência de energia solar também contribui para as elevadas taxas de evapotranspiração de rios, represas, açudes e solos, causando significativa perda hídrica que afeta a biota e os habitantes da região. As chuvas são escassas e irregulares… Concentram-se em três meses consecutivos, o que ocasiona longos períodos de estiagem…

A vegetação desenvolveu adaptações fisiológicas. Possui revestimento dos tecidos, o que diminui a perda de água pela transpiração. As folhas são grossas, coriáceas e pilosas, algumas miúdas e outras com forma de espinhos. As florestas arbóreas ou arbustivas são secas, abertas e decíduas, isto é, perdem as folhas durante a estação seca…

Algumas espécies são perenifólias, a exemplo de palmeiras como a carnaúba (Copernica prunifera) e do juazeiro (Ziziphus joazeiro), cujas raízes longas são capazes de retirar água do subsolo. A presença de cactáceas é uma características marcante… A Caatinga possui uma camada herbácea e efêmera com plantas dominantes que passam a estação seca na forma de sementes.

Quanto a fauna, 15% dos anfíbios e répteis, 13% das  subespécies de aves, 4% das aves e 7% dos mamíferos conhecidos desse bioma também são endêmicos, ou seja, só existem nesse lugar do mundo… E muitos estão em perigo de extinção, como as aves arara-azul-de-lear e soldadinho-do-araripe…

O Tatu-Bola, que foi escolhido como mascote da Copa do Mundo de 2014 encontra-se vulnerável á extinção…

*** Participe do nosso Blog Brasilfront e Comente sobre a Caatinga Bioma Típico do Nordeste, Semiárido Brasileiro, Fauna e Flora

 

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Caatinga Bioma Típico do Nordeste, Semiárido Brasileiro, Fauna e Flora!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: