Scroll Top

Educação e Reflexão

Brincadeiras Auxiliam na Educação das Crianças,Formação Desenvolvimento

Educação e Reflexão no Brasilfront

Brincadeiras Que Auxiliam na Educação das Crianças, Formação Desenvolvimento

Simples brincadeiras que ajudam na formação e desenvolvimento das crianças…. Você concorda com essa citação?!

Resgatar os  velhos costumes, antigas formas de brincar pode auxiliar na educação e também na formação e no desenvolvimento da criança.

Pião, boneca de pano, telefone de barbante, stop, forca e tantas outras brincadeiras que antigamente faziam parte da infância dos adultos de hoje, são excelentes formas de educação lúdica e vale a pena resgatá-las para os dias de hoje.

As brincadeiras de ruas então… foram inesquecíveis para quem vivenciou. Mas ainda pode-se encontrar lugares adequados para as crianças brincarem livremente, sem correr perigos que hoje em dia acontecem.

Vamos exemplificar aqui, no nosso blog, Brasilfront   Como as crianças podem brincar sem gastar nada, apenas usando a criatividade ….    Com simples pedrinha  e giz dá para se construir uma amarelinha, um pedaço de madeira, giz e organizar as equipes para brincar de bandeirinha, ou uma parede para o famoso esconde-esconde…

Dizer que a falta de brinquedos caros e sofisticados é a causa do não brincar, não é verdade….

Para brincar, divertir-se basta querer. Existe uma fonte inesgotável de possibilidades de brincadeiras para que crianças passem o dia brincando, correndo, pulando e vivendo a infância…

Hoje as crianças brincam muito também… Mas muitas vezes trancadas em apartamentos, casas e lugares que não se pode ao menos correr ou pular para não incomodar os vizinhos etc  Outros passam horas em vídeo-games, televisões…

As brincadeiras tradicionais como bonecas de pano proporcionam ás crianças a possibilidade de desenvolverem o pensamento simbólico, fazendo com que elas ocupem papéis diversos na construção de sua brincadeira, além de estimular a criatividade.

Jogos como stop …  brincam com a linguagem escrita, trabalham com a concentração, a memorização, a capacidade de controlar o tempo enquanto possibilitam a interação entre as crianças.

Outra brincadeira super interessante é a de telefone de  copos e barbantes,  os pequenos precisam de uma companhia para descobrirem as mensagens e conseguirem brincar, assim um depende do outro e a interação….

”Os jogos e brincadeiras não servem apenas como passatempo no dia a dia infantil, eles favorecem o desenvolvimento físico, cognitivo, intelectual, afetivo e moral da criança …”    Explica:  Marcela Giannini de Almeida, Pedagoga

‘Brincadeiras tradicionais incentivam a postura ativa das crianças, a interação, a criatividade e a reflexão. Em todas elas, a criança é o sujeito do brincar.   A brincadeira acontece a medida que ela toma as decisões”   ….   explica Selba M. Muratório Mendes, pedagoga e coordenadora de Consultoria Pedagógica  de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Sistema Ari de Sá

A linguagem do lúdico, além de tamanho desenvolvimento e da diversão, propicia a criança: construir conceitos e relações, estimular a curiosidade, interagir com o outro, socializar-se e manter-se em convívio na sociedade.

Resgatar brincadeiras antigas pode ser super divertido trazer conhecimentos novos e interessantes, Pense Nisso!!!

Dados interessantes: se a maioria dos brinquedos do século 19 era fabricado em casa ou artesanalmente, no século 20, a produção em massa surgiu com força total e, no século 21, a grande novidade está por conta dos produtos tecnológicos mais sofisticados.

Com tantas opções no mercado, vale a pena mesclar entre o novo e o antigo e deixar que ambos façam parte do cotidiano das nossas crianças… Você concorda com isso?! Comente, Brasilfront

Quando a criança constrói seu brinquedo a brincadeira fica mais interessante, além de, desenvolver a aotoconfiança, a curiosidade e, principalmente, o lado criativo.

Vale a pena apostar na forma antiga de brincar, além de fazer bem aos pequenos, irá trazer a tona as deliciosas recordações da infância dos mais velhos…

Aproveite para colocar a criatividade e a imaginação em ação e ativar a memória. Escolha uma brincadeira e divirta-se!!!

Educadores, mamães e papais ….   Comente este post, aqui Brasilfront

Assuntos do Artigo:
  • crianças brincando
  • brincadeiras
  • criança brincando
  • brincadeiras antigas
  • desenho de crianças brincando
  • DESENHOS DE CRIANÇAS BRINCANDO
  • crianças a brincar

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Brincadeiras Auxiliam na Educação das Crianças,Formação Desenvolvimento!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: