No contexto de Nova Ordem Mundial, que surgiu após a Guerra Fria e que estabeleceu a Globalização e o Capitalismo, surgem em todo o mundo blocos econômicos e políticos regionais. Eles buscam fortalecer relações internacionais de comércio e negociações políticas, para poderem competir com mais força no mercado globalizado que é caracterizado pela forte concorrente.

Os BRICS reúnem Países Emergentes e Industrializados os quais têm Importância Mundial nas decisões, são eles o Brasil, a China, a Índia, a Rússia e a África do Sul, recentemente incorporada. Tais países também tem forte atuação no G20, outra associação que congrega países emergentes de todo o mundo, para reivindicar o fim do Protecionismo (prática de países ricos para sustentar seu comércio de commodities) e outras práticas que prejudiquem a inserção dos produtos dos emergentes no mercado global.

Hoje vamos comentar sobre a Importância e as Atuações dos Brics no cenário internacional… Confira mais informações aqui no Blog Brasil Front…

Brics paises membros BRICS   Países Emergentes, Atuações no G20, Importância Mundial
Membros e Bandeiras do BRICS

O que é o BRICS e Qual sua Importância?

O termo foi criado em 2001, pelo economista inglês Jim O’Neill, referindo-se as nações que mais cresceriam e apresentariam dinamismo econômico - Brasil, China, Índia e Rússia. Juntas, as quatro nações respondem por 15% do produto interno bruto (PIB) do mundo e concentram cerca 40% da população total do planeta.

Posteriormente, a África do Sul também foi incluída no grupo de destaque. Esses países são emergentes, têm economia forte e crescem a cada dia sua importância nas decisões internacionais.

“Nos últimos anos, vem crescendo a ideia de que o BRIC está tirando dos Estados Unidos, União Europeia e Japão – que chamamos de trilateral – o dinamismo da economia mundial. Brasil e Rússia possuem abundância de recursos naturais, enquanto China e Índia, de mão-de-obra. É isso que lhes dá esse potencial de crescimento. Já a trilateral, embora possua capital, não tem mais para onde crescer”. Um especialista acrescenta que a crise econômica que atingiu o planeta no segundo semestre de 2008 contribuiu para que mundo voltasse seus olhos ao grupo. “Depois da crise, que afetou principalmente Estados Unidos e Europa, ficou muito clara a dependência econômica mundial desses quatro países”. (André Roberto Martin, professor de Geografia Política da USP)

Brics paises e lideres 300x200 BRICS   Países Emergentes, Atuações no G20, Importância Mundial
Líderes dos Países Membros do BRICS

Os Brics ainda não formam um Bloco Econômico ou Político, mas estão cada vez mais se aproximando através de encontros internacionais para debater temas de interesse mútuo, revelando ao mundo que são um grupo de nações pujantes. 

Os países do Brics também são membros do G20 - grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. O G20 estuda, analisa e promove a discussão entre os países mais ricos e os emergentes sobre questões políticas relacionadas com a promoção da estabilidade financeira internacional.

Uma das reivindicações dos emergentes discutida no grupo é sobre o Protecionismo (incentivo fiscal para produtores do país que ficam em vantagem no mercado nacional) praticado por grande parte das nações desenvolvidas e ricas, o qual prejudica as vendas, principalmente de commodities, dos países subdesenvolvidos e emergentes, como o Brasil.

brics no g20 300x175 BRICS   Países Emergentes, Atuações no G20, Importância Mundial
Reunião do G20 na França em 2011

Características comuns destes países:Economia estabilizada recentemente; Situação política estável;Mão-de-obra em grande quantidade e em processo de qualificação; Níveis de produção e exportação em crescimento; Boas reservas de recursos minerais; PIB (Produto Interno Bruto) em crescimento; Índices sociais em processo de melhorias; Investimentos de empresas estrangeiras nos diversos setores da economia; e outros.

Os níveis sociais ainda precisam de melhorias, combatendo a miséria, o trabalho escravo, as desigualdades socioeconômicas, e melhorando o acesso a educação, por exemplo.

Expectativas para os próximos anos..

Estudiosos e analistas do mercado preveem um crescimento do poder político dessa economias em ascensão, conquistando cargos na ONU e importância nas decisões de cúpulas e reuniões mundiais. O grupo já vem se reunindo para discutir vários assuntos, a a Quarta Cúpula do BRICS aconteceu no dia 29 de março de 2012, na cidade de Nova Déli (Índia), o tema do evento foi: “BRICS Parceria para a Estabilidade Global, Segurança e Prosperidade”.

“Novos atores – Brasil, Rússia, Índia e China – não apenas terão um assento à mesa da comunidade internacional, mas também trarão novos interesses e regras do jogo”

“Muito provavelmente, por volta de 2020 vamos nos dar conta de que existe um equilíbrio muito maior no mundo em termos econômicos e políticos com o fortalecimento de países emergentes como China, Índia, Brasil e Rússia. Com um maior poder econômico, virá também um maior poder político e uma participação ativa desses países em organismos internacionais”, disse à BBC Brasil Stepháne Garelli, professor da Universidade de Lausanne, na Suíça, e autor de um estudo que traça cenários para 2050.

 ** O que você achou das Informações sobre os BRICS? Deixe suas dúvidas ou comentários sobre o Tema aqui no Blog Brasil Front..