Histórias do Brasil  -  Brasil Direito de Voto, Como Foi Processo Histórico Democracia Brasil

direito votar Brasil Brasil Direito de Voto, Como Foi Processo Histórico Democracia Brasil
A Luta pelo Direito de Voto

Hoje vamos conhecer um pouco como foi o Processo Histórico da Democracia no Brasil em relação ao Direito do voto. Para que o povo se manifeste através da sua vontade popular o voto universal e secreto é resultado de um processo histórico e a Democracia prevê que o governo expresse a vontade da maioria.

A partir de  15 de maio de 1985 o Brasil passou a ter o voto universal e secreto, com a inclusão de todos os grupos sociais, inclusive dos analfabetos.  O poder político implica poder decisório sobre a economia e a riqueza do país, por isso o direito de todos os brasileiros votar.

Se hoje o Brasil ainda sofre com a corrupção dos políticos ….. Podemos imaginar como foi antes quando o direito de voto era privilégio apenas de poucas pessoas. Para chegar na Democracia levou um bom tempo e o processo foi lento. Criou-se no Brasil a  Justiça Eleitoral para realizar reformas judiciais e constitucionais.

Conheça a História do voto no Brasil

No período do Brasil Colônia, 1500 a 1822 – Desde a fundação das primeiras vilas, os moradores elegiam informalmente seus dirigentes locais. O voto era aberto.

No período do Império, 1822 a 1889  - Período Conservador/Liberal. O voto era censitário: votavam apenas homens livres, com renda própria. Voto aberto, aos 25 anos. Nessa época surge os primeiros partidos políticos. Republicano e Progressista.

No período da República Velha, 1889 – Todos os homens alfabetizados tinham direito de voto aos 21 anos (desde 1881). Partidos estaduais.

Revolução de 30 – É criado a Justiça Eleitoral (1932). Adotado o voto secreto e das mulheres. Voto obrigatório aos 18 anos.

Em 1945 os candidatos passam a ser obrigados a atuar em partido político. Em 1950,  o Brasil já contava com um total de eleitores com direito de voto de 15, 2 milhões.

Período da Ditadura foi a partir de 31 de março de 1964, um longo período ditatorial e supressão de direitos civis e políticos, principalmente os eleitorais.

Em 1979 volta o pluripartidarismo, liberdade partidária. Nasceram os partidos como PMDB, PDS, PT, PDT, PTB, PSB.

Em 1982 Tivemos Eleições diretas para governador, em 1985 os analfabetos puderam votar. Em 1988 foi um período que já permitia o Horário eleitoral gratuito. Direito de voto aos 16 anos. Eleições em dois turnos para o Executivo em cidades com mais de 200 mil habitantes.

Em 1989 acontece as Eleições diretas para presidente. Em 1997 passa a haver direito a reeleição no Executivo. Em 2000, as Eleições estão totalmente informatizadas e em 2010 a regularização para internet. Teste de urnas biométricas em 51 municípios.

Hoje para votar  o cidadão, eleitor  precisa completar 16 anos tem direito opcional de votar. A partir dos 18 anos completos, o Título de eleitor e o voto tornam-se obrigatórios. Para votar o eleitor precisa levar o Título de eleitor.

Fonte: Guia do Estudante  - Atualidades e Vestibulares 2010  Brasil Eleições

Pense Nisso!    Para chegar até aos dias de hoje houve muita batalha nesse percurso,  e nós brasileiros temos o direito do voto e devemos fazê-lo com muita justiça e responsabilidade. Eleger governantes de caráter e boa índole, porque hoje o que nós mais vemos é corrupção no meio dos políticos. Muitos por estarem no poder acham que são donos de Prefeituras, Governos nas esferas, estaduais e federais….. Porém ”eles” só estão lá porque votaram neles….. Procure acompanhar quem você votou, veja se ”ele” é digno do seu próximo voto!!!!

Comente aqui no nosso Blog, Brasilfront