Educação e Reflexão

Biomonitoramento – O Que É Isso? Estuda a Saúde dos Seres Vivos

Tem umas palavras que muitas vezes não entendemos o seu significado, não é verdade?! Hoje vamos conhecer a fundo tudo sobre Biomonitoramento – O Que É Isso? Estuda a Saúde dos Seres Vivos. Quando ficamos doentes, nosso corpo emite sinais: febre, tosse, dor de barriga… Cada um desses sintomas representa uma reação do organismo a algo que não vai bem…

Biomonitoramento - O Que É Isso? Estuda a Saúde dos Seres VivosAssim como nós, humanos, outros animais e também plantas podem adoecer ao entrarem em contato com certos microorganismos ou com resíduos presentes no ambiente. Observar a saúde dos seres vivos pode nos fornecer importantes pistas sobre as condições do ambiente onde eles vivem. Isso é Biomonitoramento

Esse tipo de estudo é conhecido pelos cientistas como Biomonitoramento. Os seres vivos utilizados nesta observação são chamados Bioindicadores.

Você sabia que um dos primeiros bioindicadores que se tem notícia é o canário. Confira essa história bem interessante!! Dentro de gaiolas, eles seguiam com os trabalhadores para as minas de extração de carvão na Inglaterra, desde o início da século 20.

Enquanto os canários cantavam, os mineiros trabalhavam despreocupados. Mas, se a cantoria parava, alerta máximo!!! Era sinal de que as pequenas aves estavam com dificuldade de respirar, indicando vazamento de gás que os humanos não conseguiam perceber pelo olfato.

Canário são aves bioindicadores sensíveis no olfatoOs canários podem ser bioindicadores, sabe por que?!  O organismo das aves é mais sensível que o dos humanos aos gases tóxicos porque seu sistema respiratório é mais eficiente. Essa é uma característica muito importante para quem voa alto, onde o ar tem menos oxigênio disponível.

Isso implica por que os canários começam a sofrer os efeitos da contaminação do ar antes dos humanos.

Mas fique sabendo que: o uso desses animais nas minas foi proibido pelo governo britânico em 1986.

Ainda bem, não é?! Já imaginou os canarinhos nas gaiolas e ainda em minas profundas… Uma judiação!!! Existem muitos outros bioindicadores atualmente. Um grupo bastante usado é o dos líquens, uma comunidade de fungos e algas que vivem principalmente sobre rochas e troncos de árvores.

Conheça as vantagens do Biomonitoramento –  Essa área é muito abrangente e interessante, veja porque: bioindicadores não é a única forma de verificar se está tudo bem com o meio ambiente. Tem mais equipamentos para medir, por exemplo, a intensidade das chuvas, a umidade do ar, a velocidade dos ventos, a temperatura atmosférica e a contaminação dos rios.

Os bioindicadores ajudam a avaliar o efeito dos contaminantes nos seres vivos. Para utilizar bioindicadores, é preciso conhecer bem o funcionamento dos organismos indicadores de poluição do ambiente.

Curiosidades – Você Sabia que…

Os Líquens podem indicar o nível de poluição atmosférica?! É Verdade.

As bromélias também são observadas para indicar mudanças no ambiente.

As minhocas, por sua vez, auxiliam a medir a contaminação do solo.

 

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.