Scroll Top

Natureza e Ecologia

Aves e a Ecologia, Curiosidades Sobre Aves, Voadoras e Não Voadoras

Natureza e Ecologia  – Brasilfront

Aves e a Ecologia, Curiosidades Sobre Aves, Voadoras e Não Voadoras

As aves voadoras são encantadoras, além de alcançar voos elas são belas, coloridas e cantam muito. No Brasil temos milhares de  espécies de aves voando pelos céus. O  Brasil possui uma das maiores biodiversidade  e riqueza em espécies do mundo. Ocupa a terceira posição entre todos os países do mundo em número de espécie de aves, embora  um número considerável dessas espécies está se extinguindo pela destruição que a atividade econômica  provoca em seus habitats.

As penas e o canto fazem das aves animais intensamente caçados e comercializados ilegalmente, com sérios riscos de extinção. As mais procuradas pelos caçadores ilegais são: papagaios, araras, periquitos, tucanos, saíras, cardeais etc Denunciar o comércio de aves e se recusar a comprá-las de pessoas não autorizadas pode ajudar na preservação das aves.

De acordo com a RENCTAS (Rede Nacional contra o Tráfico de Animais Silvestres), calcula-se que o tráfico de animais retira do ambiente cerca de 38 milhões de exemplares por ano!!! Um absurdo, você não acha?! Comente aqui, Brasilfront

Aves voadoras e não voadoras …   Hoje você  vai conhecer qual é a diferença de uma para outra e quem são elas. Há dois grupos de aves: as ratitas e as carenatas.

As ratitas são as que tem o esterno achatado e não voam. No Brasil, só as emas são ratitas. Na África, há os avestruzes, muito semelhantes ás emas, só que maiores. Na Nova Zelândia, vive o Apteryx sp., ou Kiwi, a única ave sem asas, do tamanho de uma galinha, e que bota grandes ovos.

As carenatas são aves com um grande esterno em forma de quilha ou carena, que serve como larga área de inserção dos músculos peitorais. É o maior grupo de aves, composto de muitas ordens, dentre as quais a dos passeriformes, que tem o maior número de espécies. São animais pequenos, de voo rápido, como o tico-tico, o sabiá, o pardal, o canário, o bem-te-vi e o sanhaço, entre outros.

Confira algumas curiosidades das aves voadoras e não voadoras

O beija-flor é capaz de se manter pairando no ar, subir e descer verticalmente e até voar para trás, em verdadeiros malabarismos aéreos.

O falcão-peregrino, em mergulhos para caça, atinge velocidades incríveis, acima de 200km por hora,  e é o recordista nessa especialidade.

A ema, uma das maiores aves do mundo, tem ovos de até 700 g. Cada ninhada pode ter, em média, 40 ovos e sua incubação é de 42 dias.

Aves caçadoras, como as corujas, tem boa visão e audição.

O pinguim, embora não voe, mantém uma alta especialização de esqueleto: asas, musculatura peitoral e forma do corpo o colocam entre os mais velozes nadadores, chegando a atingir cerca de 35 Km por hora.

Nas aves de hábito aquático, que mergulham com frequência, há uma glândula bem desenvolvida, na região caudal, que produz uma secreção oleosa. Com o bico, a ave retira essa secreção e a espalha sobre as penas de todo o corpo e permite que elas não afundem e fiquem ensopadas.

É muito importante a participação das aves nos processos de reprodução sexual dos vegetais, nas teias alimentares e na circulação de matéria nos ambientes onde vivem. Elas desempenham um importante papel no equilíbrio dos ecossistemas.  Outras aves contribuem para a limpeza do ambiente, pois também se alimentam de animais mortos. São exemplos os urubus e os abutres.

Os adubos de fezes de aves são ricos em ácido úrico, que contém nitrogênio, um elemento indispensável para o desenvolvimento das plantas.

As aves controlam populações de insetos, roedores, cobras e de outros animais…

Gostou de conhecer um pouquinho sobre as aves a interação das Aves e a Ecologia, Curiosidades Sobre Aves, Voadoras e Não Voadoras   Comente tudo aqui no nosso Blog, Brasilfront

Assuntos do Artigo:
  • aves
  • ave nao voadora
  • aves voadoras
  • avis voadoras
  • A diferencia entre aves corredoras e aves Voadoras

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Aves e a Ecologia, Curiosidades Sobre Aves, Voadoras e Não Voadoras!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: