Natureza e Ecologia

Auroras Boreal e Austral Como Funciona Fenômeno da Terra Onde Ocorre

Natureza e Ecologia no Brasilfront

Auroras Boreal e Austral Como Funciona Fenômeno da Terra Onde Ocorre

Auroras Boreal e Austral Como Funciona Fenômeno da Terra Onde Ocorre

Foto/Divulgação

Muitos  fenômenos da natureza são incríveis e maravilhosos… Outros desastrosos… Mas hoje vamos falar dos fenômenos  que encantam por sua beleza e grandiosidade…   Auroras Boreal e Austral Como Funciona Fenômeno da Terra Onde Ocorre…

Quando chove e faz sol ao mesmo tempo costuma surgir um belo arco-íris para colorir o céu, não é?! Isto é um fenômeno da natureza que encanta a todos… Mas acontecem muitos outros em maior intensidade que são espetaculares… Auroras Boreal e Austral

Saiba Como Funciona as auroras boreal e austral… As duas acontecem por causa dos ventos solares, um fenômeno que, como o nome indica, se inicia no Sol. São explosões fortes, que jogam para fora da atmosfera solar partículas com carga elétrica.

Entenda melhor as auroras boreal e austral…  Essas partículas viajam em todas as direções, inclusive em direção á Terra, com velocidade acima de um milhão de quilômetros por hora!!! Acredite se Quiser!!! A força da natureza impressiona e enche o céu de cor…

 Aí, quando passam pela camada mais externa da nossa atmosfera, a ionosfera, elas se chocam com átomos de oxigênio e nitrogênio presentes ali.  A Terra funciona como um imã gigante!!!! Seus polos isto é, o extremo norte e o extremo sul do nosso planeta atraem essas partículas dos ventos solares que,  se chocam com os átomos da nossa atmosfera, liberando energia na forma de luz verde e vermelha.

Auroras Boreal e Austral Como Funciona Fenômeno da Terra Onde Ocorre

Foto/Divulgação

A Força da Natureza!!!   Um show que enche os olhos e surpreende a todos…  A tonalidade verde é gerada pela colisão das partículas que vieram do Sol com as moléculas de oxigênio, já a vermelha é produzida pela colisão com os átomos de nitrogênio.

Ao contrário do arco-íris um fenômeno que pode ocorrer em qualquer parte da Terra… As auroras não acontecem em qualquer lugar. Elas ocorrem somente nos polos do nosso planeta e em regiões próximas a eles, por conta da história da atração…

Dependendo do polo onde se forma, a aurora recebe um nome diferente. Na Groenlândia, no norte do Canadá e no Alasca, é chamada boreal.  Já na Antártica, sul da Austrália e Nova Zelândia, é conhecida como aurora austral.

Fonte: Jorge Molina Faculdade de Engenharia, Universidade Nacional de Assunção/Paraguai.

*** Participe do nosso Blog, Brasilfront e Comente Você gostaria de presenciar esses fenômenos da Natureza: Auroras Boreal e Austral?!

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.