Scroll Top

Saúde e Bem Estar

Lesões de Ligamentos do Joelho na Prática de Esportes,Como Tratar

Saúde e Bem Estar

Lesões de Ligamentos do Joelho na Prática de Esportes, Saiba Como Tratar

Causas de lesões de ligamentos na prática de esportes

A paixão dos brasileiros pelo futebol pode ocasionar um preço alto para seus praticantes, atletas profissionais ou os de finais de semana. Tanto no futebol como nas demais modalidades esportivas como basquete, handebol e esqui, são encontradas as maiores vítimas de rupturas do ligamento cruzado anterior, um dos quatro mais importantes ligamentos existentes no joelho. Consideramos que as vezes,  simplesmente descendo uma escada se você pisar em falso já pode  acontecer uma ruptura.

Os ligamentos são tecidos que permitem a mobilidade e a estabilidade do joelho, quando ocorre alguma queda, passo em falso ou torções bruscas do joelho com o pé apoiado no chão, é grande a possibilidade de um ou mais ligamentos sofrerem rupturas parciais ou totais, causando, dores e instabilidade para andar.

Com relação a prática de esportes a maior incidência de lesões liga mentares ocorre no ligamento cruzado anterior, localizado á frente das articulações do joelho. Geralmente nesses casos a ruptura é total, a cirurgia é adotada para reconstruir o ligamento. para os atletas especificamente esta conduta é praticamente obrigatória.

O médico avalia cada caso mas muitas vezes quando ocorre a ruptura total do ligamento é recomendável para os demais pacientes também a cirurgia, já que as lesões do ligamento cruzado anterior tem alta probabilidade de evoluir para artrose, doença degenerativa que provoca dores e deformações e pode dificultar os movimentos.

No caso de lesões de ligamentos no joelho não tem como prevenir, acontece praticando esportes ou um simples passo em falso. Quando ocorre a lesão o único remédio é tratar.

No Brasil, a modalidade mais adotada para tratamento é a do autoenxerto, em que a reconstrução é feita utilizando-se parte do tendão da patela (rótula) ou com o semitendíneo e grácil (tendões flexores do joelho). O procedimento é minimamente invasivo e tem evoluído, com técnicas que permitem a reconstrução anatômica, buscando fazer o ligamento ficar exatamente na mesma posição que ocupava antes da lesão.

No pós – operatório, a fisioterapia é fundamental para a recuperação, especialmente no caso dos atletas profissionais, que precisam retomar o desempenho anterior. O trabalho envolve principalmente fortalecimento muscular e estabilidade de movimentos por meio de treinamento de equilíbrio.

A recuperação é basicamente o período de três meses, o paciente já poderá até correr, saltar. Já para um atleta profissional o retorno as atividades esportivas pode acontecer a partir do sexto mês.

Fonte: Veja  Outubro 2011 Ortopedia Parte 2

Comente aqui, Brasilfront   O que você achou desse assunto: Lesões de Ligamentos do Joelho na Prática de Esportes,Como Tratar

 

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Lesões de Ligamentos do Joelho na Prática de Esportes,Como Tratar!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: