Scroll Top

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Amazônia, Pulmão do Mundo? Verdade? Saiba Quem Utilizou esta Expressão

Curiosidades do Meio Ambiente e Sustentabilidade  Brasilfront

Amazônia, Pulmão do Mundo? Verdade? Saiba Quem Utilizou esta Expressão

Amazônia, pulmão do mundo....

Na verdade não se sabe quem utilizou essa expressão pela primeira vez: Amazônia, Pulmão do Mundo. O sentido dela é que na Amazônia haveria uma enorme produção de oxigênio.  Amazônia, Pulmão do Mundo? Verdade ou Mito? Saiba Quem Utilizou esta Expressão  e  Saiba qual a importância da floresta amazônica no mundo. O que ela produz

Descobertas científicas demonstraram, no entanto, que a floresta amazônica encontra-se em estado de ”clímax ecológico”: toda a biomassa (o conjunto de matéria viva da região) acaba sendo utilizada por outros organismos para seu  metabolismo, produzindo dióxido de carbono.

É verdade que a floresta produz uma imensa quantidade de oxigênio mediante a fotossíntese durante o dia. Porém, as plantas superiores e outros organismos associados vivendo  nessa mesma floresta respiram 24 horas por dia, ou seja, o oxigênio que a floresta produz acaba sendo utilizado na respiração dela mesma.

 A floresta Amazônica constitui um enorme reservatório de carbono e, quando é queimada, produz dióxido de carbono, aumentando assim o efeito estufa.

Resposta:    A Amazônia não é o pulmão do mundo no sentido comum do termo.

No entanto, o sistema florestal da região, além de evitar a erosão, funciona como uma esponja, absorvendo substâncias trazidas pelo vento e pelas chuvas, sob a forma de poeira e partículas, da África e do Atlântico.

Fonte: Brasil  O Livro dos 500 anos

Comente aqui no nosso Blog, Brasilfront este assunto: Amazônia, Pulmão do Mundo? Verdade? Saiba Quem Utilizou esta Expressão

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Amazônia, Pulmão do Mundo? Verdade? Saiba Quem Utilizou esta Expressão!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: