Saúde e Bem Estar

Alimentos Funcionais O Que São Dicas Para Uma Dieta Mais Equilibrada

Saúde e Bem Estar no Brasilfront – Alimentos Funcionais O Que São Dicas Para Uma Dieta Mais Equilibrada

Alimentos Funcionais O Que São Dicas Para Uma Dieta Mais EquilibradaFoto/Divulgação

Os alimentos tem propriedades nutritivas importantes para o nosso organismo… Alimentos Funcionais, O Que São?! São aqueles que, além de nutrir, contém substâncias comprovadamente capazes de melhorar a saúde ou reduzir o risco de doenças… Os produtos funcionais são diferentes dos de opções  naturais. Não devem substituir as opções naturais, como frutas, legumes e verduras.   Só há efeito no organismo se a pessoa mantiver um estilo de vida saudável

Para que servem os alimentos funcionais…

1- Para combater os radicais livres

2- Dificultam a absorção de gorduras

3- Ajudam no funcionamento intestinal

Saiba Quem Pode e Deve Consumir os alimentos funcionais…

1- Pessoas com prisão de ventre

2- Quem tem colesterol  alto ou no limite

3- Indivíduos com vida estressante

Exemplos de alimentos funcionais….

Probióticos:  são bactérias que evitam o crescimento de micro-organismos prejudiciais, estimulam a produção de células e defesa e aumentam a produção de muco e o trânsito intestinal

Prebióticos : são substâncias que melhoram o ambiente intestinal, ao fornecer ”comida” para a flora.

Fitoesteróis:  são como ”chaves” da ”fechadura” onde entra o colesterol. Assim, conectam-se a essas fechaduras e diminuem a absorção de gorduras

Betaglucana: reduz a absorção de colesterol pelo corpo

Fibras:  aumentam o bolo fecal, facilitando o trânsito intestinal

Licopeno, luteína e zeaxantina:  são antioxidantes que varrem compostos responsáveis por ”enferrujar” as células

Manitol, xilitol e Sorbitol: combatem ácidos que danificam os dentes, mas não substituem a escovação

Probiótico, o alimento tem que ter bactérias que resistam ao processo de digestão e cheguem vivas ao intestino, onde vão atuar de maneira positiva. Por isso, é importante olhar sempre o rótulo, principalmente dos iogurtes, para ver se são mesmo probióticos.

Existem ainda os prebióticos, que são alguns tipos de fibras que servem de alimento para os probióticos no trato intestinal, induzindo o crescimento das bactérias boas. Eles podem ser consumidos em forma de cápsulas ou através de alimentos como chicória, batata yacon, cebola ou alho, por exemplo.

Os Simbióticos, que são produtos que combinam os probióticos e prebióticos. No entanto, nesse caso, eles não são adquiridos através de alimentos, mas em sachês e cápsulas, indicados para quem tem alterações no trato gastrointestinal ou também na prevenção de câncer no intestino. A recomendação para quem quer ingerir os simbióticos é sempre procurar a orientação de um nutricionista antes.

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