Saúde e Bem Estar

Alimentos Ameaçados de Extinção, Isso Mesmo, Alimentos Podem Acabar

Saúde e Bem estar no Brasilfront

Alimentos Ameaçados de Extinção, Isso Mesmo, Alimentos Podem Acabar

Foto: Getty Images

Acredite se Quiser!!!  Chocolates, Salmão e outros peixes, uísque, Vinhos de Bordeaux, arroz, mel, banana, café, mandioca, pinhão, pupunha, palmito-juçara, essas delícias podem desaparecer das mesas devido o aquecimento global e outras catástrofes naturais que poderão ocorrer. Um verdadeiro Apocalipse gourmet

Isso mesmo!!! Alguns alimentos deliciosos que hoje encontramos facilmente poderão desaparecer segundo estudos  realizados …. São aproximadamente 13 alimentos que fazem parte dessa lista de ”extinção”

As causas mais prováveis são segundo os estudos: Aquecimento global, desmatamento e coleta predatória podem fazer que o prato fique vazio.

Foto: Thinkstock

Prato vazio nem pensar, não é?!  A grande verdade é que daqui a alguns anos muitos alimentos vão fazer parte apenas das nossas lembranças. Porque uns ficarão muito caros para consumir e outros vão estar em falta nos mercados e para a população.

Segundo os cientistas, a Terra deve apresentar uma elevação na temperatura de 2 a 3 graus até 2050 e o IPCC (Intergovernamental Panel on Climate Change) prevê um aumento de 5,8ºC nos próximos 100 anos. Se não forem controladas as emissões de gás carbônico, as previsões podem se tornar verdadeiras. Fonte: iG

Você acredita que esse dia vai chegar, carência de alguns alimentos…. Participe aqui, Not1 e Dê sua opinião…

Para cada alimento que mencionamos acima tem suas implicações com o futuro. Confira as explicações de cada um deles…

1- Chocolates – Imaginem: Daqui a 40 anos, segundo estudo da fundação Bill & Melinda Gates, o hábito custará caro. As principais áreas de cultivo do cacau, Gana e Costa do Marfim, podem sofrer danos definitivos. O problemão é que esses dois países africanos são responsáveis por 2/3 da produção mundial do ingrediente.

2- Os  peixes em geral são muito sensíveis vão sofrer muito com as alterações climáticas e a mudança de acidez dos oceanos.

3- Uísque – A Escócia, maior produtor de uísque, poderá ter que enfrentar secas, enchentes e pragas nas áreas de plantio de cereais usados na fabricação da bebida, como o malte.

4- Atum e bacalhau – os estudos apontam que em 2050 as espécies marinhas estarão impróprias para consumo. Além da temperatura, essas espécies têm problemas com a pesca predatória.

5- vinhos de Bordeaux   – a área do plantio se tornará imprópria para o cultivo das uvas em 2050.

6- Arroz – a causa da redução do arroz relaciona-se com o aumento de temperatura durante a noite. As plantas estão gastando mais energia para respirar em noites quentes, afetando a fotossíntese e o desenvolvimento da plantação.

7- Mel – os principais culpados são os agrotóxicos e a poluição, mas uma corrente de cientistas não exclui o aquecimento do planeta que vem alterando a floração como uma das causas.

8- banana – uma fruta deliciosa que faz parte das refeições de milharews de brasileiros. O alerta sobre a banana-nanica que vinha sido atacada por parasitas, como o fungo sigatoka-negra

9- Café – Os cafezais precisam de temperatura e clima adequados, além de um equilíbrio entre dias secos e chuvosos e isso não está acontecendo. As chuvas fortes danificam as flores e o calor intenso acelera a proliferação de fungos. Segundo a Embrapa, se a situação continuar assim, a produção de café no Brasil pode cair 92% até 2100.

10- Mandioca – a mandioca corre sério risco de desaparecer ainda em 2020 em áreas cada vez mais quentes, como o semi-árido nordestino. Por outro lado, outras áreas não terão temperatura suficiente para a produção.

 11- Pinhão – A principal ameaça do pinhão é a coleta não sustentável.

12- Pupunha – O pupunha já é usado no lugar do palmito-juçara, espécie muito atingida com a coleta predatória

13- Palmito-juçara – espécie sofre com a extração predatória

Fonte: iG  * Ana Lucia Silva, especial para o iG São Paulo | 16/05/2012

Com a explosão demográfica milhões de pessoas pelo mundo haja alimento para tanta gente. Ainda assim tem as causas apresentadas acima como catástrofes naturais, pragas, excesso de produtos químicos, aquecimento global e muito mais que vão afetar todo o planeta e principalmente os alimentos em questão.

Temos que nos preocupar e promover um mundo mais sustentável. Parece insignificante uma pessoa fazer a sua parte, mas já pensou em muitas, milhares de pessoas fazendo a sua parte…

Como seria isso?!   Iniciar cobrando do poder público ações de sustentabilidade: saneamento básico; reciclagem do lixo, reaproveitamento dos alimentos evitar o  desperdício, promover campanhas de sensibilização da população nas questões de preservação dos bens naturais etc  São inúmeras ações que podem ser feitas para combater o aquecimento global e o desaparecimento das espécies animais e até vegetais…

O que você pensa sobre:  Alimentos Ameaçados de Extinção, Isso Mesmo, Alimentos Podem Acabar

Participe do nosso Blog, Brasilfront

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.