Scroll Top

Mundo Histórias e Atualidades

9 De Julho 1932 Revolução Constitucionalista de 1932 Feriado São Paulo

Conheça um Pouco Sobre 9 De Julho 1932 Revolução Constitucionalista de 1932 Feriado São Paulo

9 De Julho 1932 Revolução Constitucionalista de 1932 Feriado São Paulo

Foto do Cartaz do MMDC que convocava os paulistas a combater o governo de Getúlio Vargas em 1932

Hoje, 9 de Julho, comemoramos uma data importante em São Paulo, a 81 anos atrás iniciava a Revolução Constitucionalista de 1932, uma revolta que o Estado de São Paulo organizou contra o governo Getúlio Vargas (1930-1945). Os paulistanos queriam que o então Presidente Getúlio Vargas criasse um novo conjunto de leis para o país, uma nova Constituição, pois estava governando desde o golpe de 1930 de maneira ditatorial.

O governo de GV não aceitava tal reivindicação o que gerou o começo da revolução a qual durou  três meses, e as tropas resistiram às forças inimigas. Militares e civis, ajudados pelas mulheres e pelo povo, tudo fizeram para garantir a vitória do movimento.

Entretanto, o poderio da ditadura era muito maior, e São Paulo teve de pedir armistício. O país todo, depois, reconheceu o mérito da Revolução Constitucionalista de 32. E hoje é comemorado a luta realizada pelos paulistanos em 1932.

A questão constitucional era apenas um fator de estopim, mas os paulistas estavam revoltados por sua exclusão do comado do país. Anteriormente eles dominavam o cenário político, junto com Minas Gerais, na chamada Política do Café-com-Leite na qual decidiam os presidentes e alternavam-se no poder…

Charge da Política do Café com Leite de São Paulo e Minas Gerais

Charge da Política do Café com Leite de São Paulo e Minas Gerais

“Getúlio vem com uma nova proposta de modernização do país. O grupo que chega ao poder pretende promover essas mudanças de maneira autoritária, sem consultas eleitorais”, conta Alexandre Hecker, professor de História Contemporânea da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Mackenzie. O novo presidente fecha o Congresso Nacional, anula a Constituição de 1891 e depõe governadores de diversos estados, passando a nomear interventores. As medidas desagradam profundamente as elites paulistas tradicionais.

 

** O que achou das Informações sobre o Feriado de 9 de Julho em São Paulo?? Deixe seus Comentários no Brasil Front…

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à 9 De Julho 1932 Revolução Constitucionalista de 1932 Feriado São Paulo!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: