Mundo Histórias e Atualidades

20 De Novembro Dia da Consciência Negra Valorização e Inclusão Social

Mundo Histórias e Atualidades no Brasilfront

20 De Novembro Dia da Consciência Negra – Valorização e Inclusão Social

20 De Novembro Dia da Consciência Negra - Valorização e Inclusão SocialFoto/Divulgação

Para viver um sonho é preciso lutar por ele.  Vamos destacar hoje as conquistas e homenagens dos negros  nos últimos anos… Reparações de longa data, sofrimento e escravidão… Uma luta de anos… Nos últimos 10 anos, o Troféu Raça Negra reconheceu e valorizou as pessoas que ajudaram o Brasil a mudar, a ser mais orgulhoso de sua gente e de sua raça, a ser mais justo, plural e inclusivo.

Conquistas irreversíveis: a aprovação da Lei de Cotas Raciais; a chegada do Ministro Joaquim Barbosa á presidencia do STF; o aumento do número de estudantes negros nas universidades brasileiras… Conquistas que enchem de orgulho e responsabilidade e que fortalecem para continuar homenageando e reconhecendo as pessoas de todas as raças que lutam pela valorização, pela educação e pela inclusão social do negro brasileiro…

A Lei 10.639, de 2003, estabelece que ”Nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira(…), incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política á História do Brasil”.

Isso só pode acontecer devido longos debates, sobretudo a partir da década de 1980, ocorridos no seio da sociedade civil brasileira.  Acredita-se que somente com a obrigastoriedade desse tema nas salas de aula será possível superar o preconceito e a discriminação racial presentes na sociedade. Mais do que apresentar a questão negra e indígena na formação histórica do Brasil, a intenção dessas ações é promover o debate, a conscientização dos alunos para problemas que continuam presentes nos dias de hoje…

Ações Importantes – A Coordenadoria de Assuntos da População Negra organiza, desde 2009, o Fórum do Ensino Superior sobre os Desafios para a Efetivação com Qualidade do Ensino de História e Cultura Africana e Indígena, em que ocorre uma grande troca de experiências entre as universidades…

Para Refletir – Assim como a África ”desaparece” da história, em grande parte dos livros didáticos, após a Lei Eusébio de Queiroz (1850), que acabou com o tráfico negreiro. Os próprios negros ”desaparecem” da história do Brasil após a Abolição e é interessante destacar que até hoje são quase ”invisíveis” em livros de alfabetização, nas histórias, na televisão… Qual a referência de herói ou de beleza que uma criança negra possui?!

O caminho é longo e difícil, observamos que um ano após a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, menos de 20% dos municípios brasileiros conseguiram implementar esses conteúdos. É importante compreender a necessidade de valorização da identidade como forma de contribuir para a cidadania, para a autoestima entre outros fatores…

Troféu Raça Negra 2012  10ª Edição do Troféu Raça Negra Sala São Paulo

Glória Maria recebe prêmio no Troféu Raça NegraFoto: Photo Rio News

Glória Maria recebe prêmio no Troféu Raça Negra –  Jornalista é homenageada no Troféu Raça Negra e diz que ainda existe preconceito. Ela também fala sobre as filhas e declara: “Não tem nada melhor no mundo”

E Mais… “Eu acho que no momento que a gente tem o Obama se reelegendo presidente americano, além desse troféu estar comemorando 10 anos e resolver homenagear alguma pessoas e eu estar entre elas, é um orgulho enorme. Eu estou louca para chegar em casa e mostrar para as minhas filhas. É um reconhecimento de uma vida inteira, tentando mostrar que nós, negros, somos bacanas, que não existe diferença. Eu estou muito, muito feliz”, disse.

*** Participe aqui no Brasilfront Qual sua opinião sobre o Dia 20 de novembro: Consciência Negra…visando a conscientização e a valorização deste movimento tão importante para o SER HUMANO

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.